Uma Década de Pesquisa sobre Capitalismo Consciente: em busca de um propósito maior para as empresas

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Estratégias de Marketing

Autor(es): 

  • Luiz Carlos de Macedo

Orientador: 

Ano: 

2019

Em 2008, o termo Capitalismo Consciente foi introduzido no meio empresarial por John Mackey e Raj Sisodia. No entendimento dos seus criadores, a abordagem do Capitalismo Consciente promove uma intensa reflexão sobre a forma como as empresas podem desenvolver seus negócios, aliando propósito, desempenho financeiro e benefícios para a sociedade. Este estudo analisou a evolução do conceito de Capitalismo Consciente ao longo da última década (2009-2018), após sua criação, por meio de uma extensa pesquisa bibliográfica desenvolvida nas bases de dados de pesquisa científica EBSCO Information Services, Scopus e Web of Science (Institute for Scientific Information). Com base nestes procedimentos foram encontrados e analisados 32 artigos científicos publicados em periódicos e revisados por especialistas (peer review). A pesquisa identificou que, ao longo dos últimos dez anos, o número de artigos publicados com vínculo direto ao Capitalismo Consciente não foi expressivo. Embora o tema tenha surgido há pouco tempo, o conceito se confunde com o próprio movimento empresarial em torno de negócios conscientes, criado por John Mackey e Raj Sisodia. Portanto, este estudo não percebeu uma tendência de crescimento da discussão do Capitalismo Consciente no meio acadêmico. Apesar disso, a revisão da literatura dos artigos selecionados para análise levantou diversas questões de pesquisa relevantes que podem ser exploradas futuramente por outros pesquisadores. E, ainda, propõe implicações acadêmicas e gerenciais para este estudo que podem ser utilizadas pelas empresas, em especial, as empresas varejistas brasileiras.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor