Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Estratégias de Marketing
Autor(es):
- Luiz Carlos de Macedo
Orientador:
Ano:
Em 2008, o termo Capitalismo Consciente foi introduzido no meio empresarial por John Mackey e Raj Sisodia. No entendimento dos seus criadores, a abordagem do Capitalismo Consciente promove uma intensa reflexão sobre a forma como as empresas podem desenvolver seus negócios, aliando propósito, desempenho financeiro e benefícios para a sociedade. Este estudo analisou a evolução do conceito de Capitalismo Consciente ao longo da última década (2009-2018), após sua criação, por meio de uma extensa pesquisa bibliográfica desenvolvida nas bases de dados de pesquisa científica EBSCO Information Services, Scopus e Web of Science (Institute for Scientific Information). Com base nestes procedimentos foram encontrados e analisados 32 artigos científicos publicados em periódicos e revisados por especialistas (peer review). A pesquisa identificou que, ao longo dos últimos dez anos, o número de artigos publicados com vínculo direto ao Capitalismo Consciente não foi expressivo. Embora o tema tenha surgido há pouco tempo, o conceito se confunde com o próprio movimento empresarial em torno de negócios conscientes, criado por John Mackey e Raj Sisodia. Portanto, este estudo não percebeu uma tendência de crescimento da discussão do Capitalismo Consciente no meio acadêmico. Apesar disso, a revisão da literatura dos artigos selecionados para análise levantou diversas questões de pesquisa relevantes que podem ser exploradas futuramente por outros pesquisadores. E, ainda, propõe implicações acadêmicas e gerenciais para este estudo que podem ser utilizadas pelas empresas, em especial, as empresas varejistas brasileiras.