Edgard Elie Roger Barki

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP. Recebeu menção honrosa da CAPES no ano de 2011 de melhores teses em administração de empresas do ano. Atualmente é coordenador do Centro de Empreendedorismo da FGV EAESP (FGVcenn) e professor da FGV EAESP no departamento de mercadologia. Foi Professor Visitante da Universidade de Saint Gallen. Atualmente é conselheiro de alguns negócios de impacto e organizações do terceiro setor. Atua principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo social, negócios de impacto, negócios sociais, base da pirâmide, varejo e estratégias de marketing. 

Artigos: 

CHILDRESS, MALCOLM ; CARTER, SELINA ; BARKI, EDGARD. Fit-for-Purpose, Private-Sector Led Land Regularization and Financing of Informal Settlements in Brazil. Land, v. 10, p. 797, 2021.

BARKI, EDGARD; ARCURI, ADRIANA. Chegou a Hora de uma Nova Visão de Negócios. GV Executivo, v. 19, p. 40, 2020.

BARKI, Edgard; RODRIGUES, JULIANA; COMINI, Graziella Maria. Negócios de Impacto: Um Conceito em Construção. Regepe, v. 9, p. 477, 2020.

BARKI, EDGARD; DE CAMPOS, JOSÉ GUILHERME F.; LENZ, ANNA-KATHARINA; KIMMITT, JONATHAN; STEPHAN, UTE; NAIGEBORIN, VIVIANNE. Support for Social Entrepreneurs from Disadvantaged Areas Navigating Crisis: Insights from Brazil. Journal of Business Venturing Insights, v. 14, p. e00205, 2020.

BATTISTELLA-LIMA, SUZANA; VELUDO-DE-OLIVEIRA, T.; BARKI, Edgard. Symbiotic Relationships in Educational Services for Vulnerable Adolescents. Journal of Services Marketing, v. 34, p. 819-831, 2020.

VIGNAL LAMBRET, CLÉMENCE; BARKI, EDGARD. Social Media Crisis Management: Aligning Corporate Response Strategies with Stakeholders' Emotions Online. Journal of Contingencies and Crisis Management, v. 26, p. 295-305, 2018.

BARKI, Edgard; PANSARELLA, L. A Periferia no Centro. GV Executivo, v. 17, p. 19, 2018.

BARKI, EDGARD. Beyond the Base of the Pyramid: For an Inclusive and Purposeful Capitalism. Rimar, v. 7, p. 77-85, 2017.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T.; BARKI, Edgard; ZAMBALDI, F. Microdoações, Macrorresultados. GV Executivo, v. 16, p. 21-23, 2017.

BARKI, Edgard. Saútil: Um Sonho em uma Encruzilhada. GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 7, p. 1, 2017.

BARKI, EDGARD; ZAMBALDI, FELIPE; LOURENÇO, CARLOS EDUARDO; CASTRO, CRISTIANO DO AMARAL BRITTO DE. Store Patronage and Retail Competition in Emerging Markets. International Journal of Business and Systems Research (Online), v. 10, p. 62, 2016.

BARKI, Edgard. Negócios de Impacto: Tendência ou Modismo? GV Executivo. v. 14, p. 14-17, issn: 18068979, 2015.

BARKI, Edgard; COMMINI, G.; CUNLIFFE, A.; Hart, S.; RAI, S. Social Entrepreneurship and Social Business: Retrospective and Prospective Research. RAE (Impresso). v. 55, p. 380-384, issn: 00347590, 2015.

BARKI, Edgard; PARENTE, J. G. Challenges and Opportunities of the Last Mile for the Base of the Pyramid: The Case of Brazil. Field Actions Science Reports, v. 12, p. 1-4, 2014.

BARKI, Edgard. Sustentabilidade nas Organizações Brasileiras: Onde Estamos? GV Executivo, v. 12, p. 62-63, 2013.

BARKI, Edgard ; BOTELHO, D. ; PARENTE, J. G. Varejo: Desafio e Oportunidades em Mercados Emergentes. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 53, p. 534-538, 2013. 

COMINI, G.; BARKI, Edgard; AGUIAR, L. T. A Three-pronged Approach to Social Business: A Brazilian Multi-case Analysis Revista de Administração (FEA-USP), v. 47, p. 385-397, 2012.

Miotto, Ana; BARKI, Edgard. Walmart: Um Projeto para a Base da Pirâmide no Brasil. GVCASOS - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 1, p. 1, 2011.

BARKI, Edgard; PARENTE, J. G. Consumer Behaviour of the Base of the Pyramid Market in Brazil. Greener Management International, v. 56, p. 11-23, 2010.

BARKI, Edgard. Negócios na Base da Pirâmide. RAE (Impresso), v. 50, p. 449-449, 2010.

PARENTE, J. G.; BARKI, Edgard; Geargeoura, Lucien. Varejo: Luxo x Baixa Renda. GV Executivo, v. 7, p. 27-31, 2008.

BARKI, Edgard; TERZIAN, Françoise. Sucesso no Varejo. GV Executivo, v. 7, p. 57-59, 2008.

PARENTE, J. G.; Miotto, Ana; BARKI, Edgard. Pólos Comerciais de Rua. GV Executivo. Getúlio Vargas Executivo, v. 6, p. 48-54, 2007.

BARKI, Edgard; PARENTE, J. G. Varejo na Baixa Renda. GV Executivo. Getúlio Vargas Executivo, v. 5, n.1, p. 38-43, 2006.

BARKI, Edgard; PARENTE, J. G. Oportunidades na Baixa Renda. GV Executivo, v. 4, n.1, p. 33-37, 2005.  

Livros: 

BARKI, EDGARD; COMMINI, G. (Org.); Torres, Haroldo (Org.). Negócio de Impacto Socioambiental no Brasil: Como Empreender, Financiar e Apoiar. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2019. v. 1. 376p .

PARENTE, J. G.; BARKI, Edgard. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014. v. 1. 423p.

BARKI, Edgard (Org.); IZZO, D. (Org.); Torres, Haroldo (Org.); AGUIAR, L. (Org.). Negócios com Impacto Social no Brasil. 1. ed. São Paulo: Peirópolis, 2013. v. 1. 249p . 

PARENTE, J. G. (Org.); LIMEIRA, T. M. V. (Org.); BARKI, Edgard (Org.). Varejo para a Baixa Renda. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. v. 1. 200 p.

 

Capítulos de livros: 

LAZZARINI, S.; BARKI, EDGARD. Avaliação de Impacto Social. In: BARKI, E.; COMINI, G.; TORRES, H. (Org.). Negócio de Impacto Socioambiental no Brasil: Como Empreender, Financiar e Apoiar. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2019, v.1, p. 295-312.

BARKI, EDGARD; COMMINI, G.; Torres, Haroldo. Introdução. In: BARKI, E.; COMINI, G.; TORRES, H. (Org.). Negócio de Impacto Socioambiental no Brasil: Como Empreender, Financiar e Apoiar. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2019, v. 1, p. 11-16.

BARKI, Edgard. The Last Mile: A Challenge and an Opportunity. Em: Stuart L. Hart; Fernando Casado Caneque. (Org.). Base of the Pyramid 3.0. 1ed.Sheffield. : Greenleaf Publishing. 2015.v. 1, p. 110-122. 

BRUNO, A. C. P.; BARKI, Edgard. Luxury vs. Conscious Consumption: Are they Really Paradoxical? A Study of Brazilian and Portuguese Luxury Consumer Behavior. Em: Miguel Angel Gardetti; Ana Laura Torres. (Org.). Sustainable Luxury: Managing Social and Environmental Performance in Iconic Brands. 1ed.Sheffield. : Greenleaf Publishing. 2015.v. 1, p. 80-93. 

BARKI, Edgard. O Mercado da Base da Pirâmide. In: Barki, E.; Izzo, D.; Torres, H.; Aguiar, L. (Org.). Negócios com Impacto Social no Brasil. 1ed.São Paulo: Peirópolis, 2013, v. 1, p. 20-40.

COMMINI, G.; BARKI, Edgard; AGUIAR, L. O Novo Campo dos Negócios com Impacto Social. In: Barki, E.; Izzo, D.; Torres, H.; Aguiar, L. (Org.). Negócios com Impacto Social no Brasil. 1ed.São Paulo: Peirópolis, 2013, v. 1, p. 41-64.

BARKI, Edgard; AGUIAR, L. Negócios com Impacto Social em Grandes e Pequenas Empresas. In: Barki, E.; Izzo, D.; Torres, H.; Aguiar, L. (Org.). Negócios com Impacto Social no Brasil. 1ed.São Paulo: Peirópolis, 2013, v. 1, p. 65-81. 

PARENTE, J. G.; BARKI, Edgard. Valor no Varejo Direcionado ao Segmento de Baixa Renda. In: Parente, Juracy; Limeira, Tania M. Vidigal; Barki, Edgard. (Org.). Varejo para a Baixa Renda. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008, v. 1, p. 51-65.

BARKI, Edgard; Hermes Moretti Ribeiro da Silva. Formatos Varejistas Direcionados ao Segmento de Baixa Renda. In: Parente, Juracy; Limeira, Tania M. vidigal; Barki, Edgard. (Org.). Varejo para a Baixa Renda. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008, v. 1, p. 67-86.

BARKI, Edgard; Roseli Morena Porto. Estratégia de Produtos. In: Parente, Juracy; Limeira, Tania M. Vidigal; Barki, Edgard. (Org.). Varejo para a baixa renda. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008, v. 1, p. 87-106.

PARENTE, J. G.; BARKI, Edgard. Varejo na Baixa Renda: Estratégias Vencedoras. In: Parente, Juracy; Limeira, Tania M. Vidigal; Barki, Edgard. (Org.). Varejo para a Baixa Renda. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008, v. 1, p. 191-197.