Time is Money: o efeito temporal das estratégias políticas corporativas

Curso: 

  • CDAE

Área de conhecimento: 

  • Estratégia Empresarial

Autor(es): 

  • Jeferson Lana

Orientador: 

Ano: 

2017

Nesta tese, proponho que o tempo pode ser entendido como uma variável de desempenho das estratégias políticas corporativas – CPS. O racional por trás dessa proposição é que, ao se envolver com a esfera política via doações às campanhas eleitorais como forma de conexão política, as empresas obtêm, entre outros efeitos, maior velocidade nas respostas de processos que envolvam decisões governamentais. A celeridade é vista como uma consequência ao alinhamento político entre empresa e governo. A partir de uma base de dados que contempla todas as decisões de medidas antidumping solicitadas pelas empresas brasileiras entre 2001 e 2017, duas hipóteses testaram os efeitos das CPS no tempo de decisão de tais medidas. Para os testes, foi utilizada regressão linear multivariada com coeficientes robustos e tratamento das variáveis a partir dos conceitos do design de regressão descontínua. Os resultados apontam que as conexões políticas aumentam a celeridade das decisões sobre as medidas de antidumping. Os resultados sugerem ainda que quanto maiores as capacidades políticas das firmas, medidas pela constância do envolvimento político, menor será o tempo de espera pela decisão final das medidas citadas. Assim, esta tese contribui para a evolução da área de CPS ao trazer uma nova face relevante ao debate dos efeitos das conexões políticas: o tempo. Se tempo é dinheiro, a celeridade das decisões governamentais pode ser o pote de ouro da vez.

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