Curso:
- CDAE
Área de conhecimento:
- Estratégia Empresarial
Autor(es):
- Jeferson Lana
Orientador:
Ano:
Nesta tese, proponho que o tempo pode ser entendido como uma variável de desempenho das estratégias políticas corporativas – CPS. O racional por trás dessa proposição é que, ao se envolver com a esfera política via doações às campanhas eleitorais como forma de conexão política, as empresas obtêm, entre outros efeitos, maior velocidade nas respostas de processos que envolvam decisões governamentais. A celeridade é vista como uma consequência ao alinhamento político entre empresa e governo. A partir de uma base de dados que contempla todas as decisões de medidas antidumping solicitadas pelas empresas brasileiras entre 2001 e 2017, duas hipóteses testaram os efeitos das CPS no tempo de decisão de tais medidas. Para os testes, foi utilizada regressão linear multivariada com coeficientes robustos e tratamento das variáveis a partir dos conceitos do design de regressão descontínua. Os resultados apontam que as conexões políticas aumentam a celeridade das decisões sobre as medidas de antidumping. Os resultados sugerem ainda que quanto maiores as capacidades políticas das firmas, medidas pela constância do envolvimento político, menor será o tempo de espera pela decisão final das medidas citadas. Assim, esta tese contribui para a evolução da área de CPS ao trazer uma nova face relevante ao debate dos efeitos das conexões políticas: o tempo. Se tempo é dinheiro, a celeridade das decisões governamentais pode ser o pote de ouro da vez.