Rodrigo Bandeira de Mello

É Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará (1994), possui Mestrado (1997) e Doutorado (2002) na área de Estratégia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com doutorado-sanduíche na The Warthon School, University of Pennsylvania, EUA. Pós-Doutorado na Université Paris-Dauphine na França, onde atua como professor convidado para lecionar a disciplina Análise Qualitativa de Dados (Doutorado) e a disciplina Estratégia em Países Emergentes (Mestrado Profissional). Atualmemente, é Professor Adjunto do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na FGV EAESP, onde é o Líder da Linha de Pesquisa em Estratégia do Curso de Mestrado e Doutorado, líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia da instituicão, e Coordenador do Programa Doing Business in Brazil. Ocupa o cargo de Coordenador da Divisão de Estratégia em Organizações da ANPAD (2011-2012), e foi o Coordenador da Divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da mesma associação (2009-2010). É Bolsista Produtividade CNPq Nível 2 e coordenador de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. Autor de artigos sobre estratégia e desempenho em países emergentes, gestão dos stakeholders e estratégias políticas publicados em periódicos indexados de nível nacional e internacional. Desenvolve suas pesquisas utilizando tanto métodos quantitativos (regressão multinivel, equações estruturais, decomposição de variância e outras técnicas multivariadas) como qualitativos, particularmente a estratégia da Grounded Theory com apoio de software (ATLAS ti). Suas pesquisas lhe renderam três prêmios nacionais da ANPAD: Prêmio Geral de Melhor Trabalho Teórico-Empírico de todas as divisões do EnANPAD 2004, Melhor Trabalho da Área de Estratégia em Organizações em 2002, e Melhor Trabalho na Área de Contabilidade, bem como convites para ministrar seminários sobre pesquisa qualitativa e ATLAS.ti, em Portugal, França e nos Estados Unidos. Ocupou vários cargos na vida universitária na UNIVALI, onde atuou de 1996 a 2008, tais como membro do Conselho Universitário, presidente do Comitê de Pesquisa, Editor do periódico ALCANCE (B3), e Coordenador da Pós-Graduação, quando foi um dos responsáveis pela criação do Curso de Mestrado em Administração em 2003. Sua inserção na comunidade acadêmica nacional e internacional inclui participação nos trabalhos do Comitê Assessor da CAPES para a área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo em 2007, avaliador ad-hoc de projetos para a FAPESP, FAPEMIG e ACEP, participação ativa em congressos nacionais e internacionais, tais como Academy of Management, SMS, EGOS, AIMS, LAEMOS, EnANPAD, 3Es e ENEO. É Editor Científico de Estratégia da RAE e da RAC, e membro do Comitê Científico Permanente da Association Internationale de Management Stratégique (AIMS), associação francófona que edita o melhor períodico em gestão da França (Man@gement). É avaliador de periódicos internacionais (International Business Review, IF>1) e nacionais, tais como RAC, BAR e RAE.  

Artigos: 

GODINEZ, Jose; Bandeira-de-Mello, Rodrigo; SANCHEZ-BARRIOS, Luis Javier; KHALIK, Mahmoud Abdel. Familiarity Does Not Breed Contempt: Curbing Subsidiary Corruption Through a Legitimacy-Enhanced Ownership Structure. Latin American Business Review, v. 23, n. 3, p. 279-307, 2022.

GAMA, Marina Amado Bahia; Bandeira-de-Mello, Rodrigo. The Effect of Affiliation Structure on the Performance of Pyramidal Business Groups, Journal of Business Research, v. 124, p. 24-37, 2021.

GAMA, MARINA AMADO BAHIA; GALILEA, GISELE WALCZAK; Bandeira-de-Mello, Rodrigo; Marcon, Rosilene. With Other People's Money: Campaign Financing as an Agency Problem. Journal of General Management, v. 45, p. 40-49, 2019.

ARREOLA, FERNANDA; Bandeira-de-Mello, Rodrigo. The Differential Effects of Minority State Ownership Types on the Internationalization of Emerging Market Multinationals from Democratic States. Management International Review, v. 58, p. 845-869, 2018.

GAMA, MARINA AMADO BAHIA; Bandeira-de-Mello, Rodrigo; SPULDARO, JULIANO DANILO. Political Strategy and the Growth of Business Groups. RAUSP Management Journal, v. 53, p. 35-48, 2018.

SILVA, RALPH SANTOS DA; BOAVENTURA, JOÃO MAURÍCIO GAMA; Bandeira-de-Mello, Rodrigo. Metanálise da Relação entre a Performance Social e a Performance Financeira Corporativa. Gestão & Produção, v. 25, p. 764-776, 2018.

LANA, J.; GAMA, M. A. B.; Bandeira de Mello; Marcon, Rosilene. O Tempo como Legitimador da Causa: Implicações Temporais em Pesquisas de Administração. Revista Alcance - Eletrônica, v. 25, p. 106-119, 2018.

MRTVI, VALDETE DE OLIVEIRA; WESTPHAL, FERNANDO KANAME; Bandeira-de-Mello, Rodrigo; FELDMANN, PAULO ROBERTO. Jogos de Empresas: Abordagens ao Fenômeno, Perspectivas Teóricas e Metodológicas. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online), v. 21, p. 19-40, 2017.

LANA, J.; MARCON, Rosilene; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; XAVIER, W. G. Financial Dimension of Internationalization: Serving Two Masters. Corporate Governance (Bradford), v. 17, p. 305-320, 2017.

Bandeira-de-Mello, Rodrigo; FLEURY, MARIA TEREZA LEME; AVELINE, CARLOS EDUARDO STEFANIAK; GAMA, MARINA AMADO BAHIA. Unpacking the Ambidexterity Implementation Process in the Internationalization of Emerging Market Multinationals. Journal of Business Research, v. 69, p. 2005-2017, 2016.

SENA, T.; LANA, J.; MARCON, R.; Bandeira-de-Mello, Rodrigo. A Influência da Conexão Política nos Ativos Intangíveis. Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting, v. 3, p. 32-51, 2016.

GAMA, M.; LANA, J.; CALIXTO, C.; Bandeira-de-Mello, Rodrigo. Internacionalização de Business Group: A Escolha do País de Destino pela Distância Institucional. Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online), v. 18, p. 327-347, 2016.

DOS SANTOS, RODRIGO ANTÔNIO SILVEIRA; MELLO, RODRIGO BANDEIRA-DE-; CUNHA, Cristiano José Castro de Almeida. The Leadership Process During an Organizational Crisis. JOSCM - Journal of Operations and Supply Chain Management, v. 9, p. 94, 2016.

MARCON, Rosilene; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Estratégia em Organizações: A Produção Científica Brasileira entre 2003 e 2011. Revista Alcance (Online), v. 23, p. 127-141, 2016.

LIMA, B.C.C.; CABRAL, A.C.A.; MELLO, R.B.; PESSOA, M.N.M.; SANTOS, S.M. Ceará, Estado de Graça: Raízes Culturais Históricas que Antecedem o Campo Organizacional do Humor. Revista Organizações em Contexto (Online), v. 11, p. 367-399, 2015.

SOUZA, PEDRO; CARNEIRO, JORGE; Bandeira-de-Mello, Rodrigo. Inquiry into the Conceptual Dimensions of Project Portfolio Management. BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online), v. bbrconf, p. 118-148, 2015.

KALLAS, D.; Bandeira-de-Mello, Rodrigo; CALDEIRA, C.; MARCON, Rosilene. Do Institutions Matter in Latin America? European Business Review. v. 27, p. 124-147, 2015. 

MARCON, Rosilene; LAZZARINI, SERGIO G.; MUSACCHIO, ALDO; BANDEIRA-DE-MELLO, R. What Do State-Owned Development Banks Do? Evidence from BNDES, 2002-09. World Development. v. 66, p. 237-253, 2015. 

XAVIER, W.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, R. Institutional Environment and Business Groups' Resilience in Brazil. Journal of Business Research, v. 67, p. 900-907, 2014.

BENEDETE, A.; CALDEIRA, C.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Formulação e Execução de Estratégias Políticas no Setor de Etanol: Um Modelo Processual. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online), v. 18, p. 22, 2014.

LAZZAROTTI, F.; MARCON, R.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Recursos para Inovação e Desempenho: Uma Análise da Invariância de Mensuração em Firmas de Setores de Alta Intensidade Tecnológica no Brasil. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 11, p. 1, 2014.

BREY, Nathanael K.; MARCON, Rosilene; CAMILO, S. P. O.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Conexões Políticas em Estruturas de Propriedade:o Governo como Acionista em uma Análise Descritiva. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 15, p. 98-124, 2014.

FREITAS, A.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Uma Grounded Theory para a Ação Gerencial no Processo de Implementação do E-learning nas Escolas de Negócios do Brasil. Base (UNISINOS), v. 10, p. 100-116, 2013.

TOLEDO, A. G. L.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Criação de Valor: Incorporando Elementos da Economia dos Custos de Transação na Visão Porteriana. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), v. 17, p. 285-303, 2013. 

COSTA, M. W. O.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, R. A Influência da Conexão Política na Diversificação dos Grupos Empresariais Brasileiros. RAE (Impresso), v. 53, p. 376-387, 2013. 

MACHADO, S. M.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. The Strategic Management and the Illegality: A Case Study on the Fighting Against Piracy in Brazil. Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online), v. 15, p. 186-203, 2013.

BAZZUCHI, K.; ZACHARIAS, S.; BROERING, L.; CRODA, M. F. A.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. The Role of Home Country Political Resources for Brazilian Multinational Companies. BAR. Brazilian Administration Review, v. 10, p. 415-438, 2013. 

ROLDAN, V.; CABRAL, A.; PESSOA, M. N.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SANTOS, S. M.; LIMA, T. C. Estilo de Liderança e Desempenho Criativo em Equipes de Telejornalismo: Um Estudo em Emissoras de TV Cearenses. Recadm: Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 12, p. 6, 2013.

DE FREITAS, A. S.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Managerial Action and Sensemaking In E-learning Implementation in Brazilian Business Schools. Computers and Education, v. 59, p. 1286-1299, 2012.

CAMILO, S. P. O.; MARCON, R.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Conexões Políticas das Firmas e seus Efeitos na Performance: Uma Convergência entre as Perspectivas da Governança e da Dependência de Recursos. Revista Alcance (Online), v. 19, p. 241-258, 2012.

CAMILO, S. P. O.; MARCON, R.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Conexões Políticas e Desempenho: Um Estudo das Firmas Listadas na BM&FBovespa. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online), v. 16, p. 784-805, 2012.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, R.; GOLDSMIDT, R. G. B.; ZAMBALDI, F. Firm Performance Effects of Nurturing Political Connections through Campaign Contributions. African Journal of Business Management, v. 6, p. 3327-3332, 2012.

FERNANDES, C. M. A.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; ZANNI, P. P. O Papel dos Fatores Políticos na Internacionalização de Empresas: O Caso da Energias de Portugal (EDP) no Brasil. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 10, p. 435-455, 2012.

BOAVENTURA, J.; SILVA, R. S.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Performance Financeira Corporativa e Performance Social Corporativa: Desenvolvimento Metodológico e Contribuição Teórica dos Estudos Empíricos. Revista Contabilidade & Finanças (Online), v. 23, p. 232-245, 2012.

BREY, N.; CAMILO, S. P. O.; MARCON, Rosilene; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Conexões Políticas das Empresas por Estrutura de Propriedade: O Governo como Acionista. Race: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 11, p. 319, 2012.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SCHROEDER, L. Relacionamento entre Empresas e Stakeholders: Um Estudo de Caso no Setor Eletroeletrônico. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 8, p. 148-168, 2011.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; GARREAU, L. L'utilisation d Atlas.ti pour Améliorer les Recherches dans le Cadre de la Théorie Enracinée: Panacée ou Mirage? Recherches Qualitatives, v. 30, p. 175-202, 2011.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, R.; ALBERTON, A. Perfomance Effects of Stakeholder Interaction in Emerging Economies: Evidence from Brazil. BAR. Brazilian Administration Review, v. 8, p. 329-350, 2011.

BARCELOS, L.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, R. Evidenciação de Recursos e Capacidades Organizacionais: Um Estudo à Luz da RBV. Revista de Negócios (Online), v. 16, p. 113-134, 2011.

HOFFMANN, V. E.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MOLINA-MORALES, F. X. Innovation and Knowledge Transfer in Clustered Interorganizational Networks in Brazil. Latin American Business Review (Binghamton, N.Y.), v. 12, p. 143-163, 2011.

POZZEBON, M.; PETRINI, M.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; GARREAU, L. Unpacking Researchers' Creativity and Imagination in Grounded Theorizing: An Exemplar from IS Research. Information and Organization, v. 21, p. 177-193, 2011.

CAMILO, S.P.; XAVIER, W.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, R. A Estrutura de Capital como Recurso e o Efeito no Desempenho das Firmas. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 9, p. 170-193, 2010.

SEHNEM, S.; LAZZAROTTI, F.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. A Longitudinal Analysis of the Porterian Paradigm Utilization in Brazil. BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online), v. 7, p. 21-36, 2010.

CARVALHO,C.E.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; GONÇALVES VIANNA, S.; MARCON, R. Performance Heterogeneity in Latin America: An Investigation into the Transient Effects of Country of Origin. Latin American Business Review (Binghamton), v. 10, p. 289-308, 2009.

COELHO, A. L.; PAVÃO, Y.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. A Produção Científica Direcionada a Visão Baseada em Recursos no Brasil e no Exterior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, v. 1, p. 177-207, 2009.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B.; LENGERT, L. A Replicação do Conhecimento Organizacional na Formação de Redes de Fast Food. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 6, p. 126-138, 2009.

SANTOS, L.S.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Uma Teoria Substantiva da Mudança Estratégica de Empresas de Sucesso em Ambientes Hostis: O Caso da Embraco no Brasil. Base (UNISINOS), v. 5, p. 42-53, 2008.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, R.; ALBERTON, A.. Drivers of Discretionary Firm Donations in Brazil. BAR. Brazilian Administration Review, v. 5, p. 275-288, 2008.

GRZEBIELUCKAS, C.; MARCON, R.; ALBERTON, A.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. A Estrutura de Capital e a Performance das Firmas: Uma Análise Empírica em Companhias Abertas no Brasil. Rebrae - Revista Brasileira de Estratégia, v. 1, p. 73-88, 2008.

MARCON, Rosilene; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; ALBERTON, Anete. Teoria Instrumental dos Stakeholders em Ambientes Turbulentos: Uma Verificação Empírica Utilizando Doações Políticas e Sociais. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online), v. 5, p. 289-308, 2008.

GRZEBIELUCKAS, Cleci; MARCON, Rosilene; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MULLER, R. A. O Comportamento da Estrutura de Capital e da Performance entre Firmas Brasileiras, Argentinas e Chilenas. REGE. Revista de Gestão USP, v. 14, p. 33-48, 2007.

Azevedo, A.; GODOI, Christiane Kleinübing; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Percepção de Justiça e Comprometimento Organizacional como Estratégias de Manutenção do Empregado: Um Estudo em uma Instituição de Ensino Superior. Revista de Estudos de Administração (UNIJUÍ), v. 7, p. 183-210, 2007.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, Rosilene. Heterogeneidade do Desempenho de Empresas em Ambientes Turbulentos. RAE (Impresso), FGV, v. 46, n.2, p. 34-43, 2006.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, Rosilene. Unpacking Firm Effects: Modeling Political Alliances in Variance Decomposition of Firm Performance in Turbulent Environments. BAR. Brazilian Administration Review, ANPAD: Rio de Janeiro, v. 2 Esp1, n.1, p. 21-37, 2005.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, Rosilene. Unpacking Firm Effects: Modeling Political Alliances in Variance Decomposition of Firm Performance in Turbulent Environments. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), Rio de Janeiro, v. 9, n.Especial, p. 41-64, 2005.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; MARCON, Rosilene. Avaliação da Eficácia das Estratégias de Posicionamento e da Atratividade Setoria, do Ponto de vista do Acionista. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), Curitiba, v. 8, n.2, p. 27-50, 2004.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; CUNHA, Cristiano José Castro de Almeida. Administrando o Risco: Uma Teoria Substantiva da Adaptação Estratégica de Pequenas Empresas a Ambientes Turbulentos e com Forte Influência Governamental. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), Curitiba, v. 8 Esp., n.Especial, p. 157-180, 2004.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. Mudança Estratégica em Pequenas Empresas: Insights de um Caso na Construção Civil. Alcance (UNIVALI), v. 7, p. 15-20, 2002.

MARCON, Rosilene; ALBERTON, Anete; COSTA JUNIOR, N.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Market Segmentation and Stock Return Behavior in Domestic and ADR Markets: Evidence from Some Emerging Coutries. Social Science Research Network Electronic Library, v. WP, p. 000, 2001.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. Uma Referência de Apoio ao Pesquisador para Diagnóstico das Estratégias Funcionais em Pequenas Empresas Construtoras. Alcance (UNIVALI), Itajaí, v. VII, n.1, p. 35-42, 2000.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; CUNHA, Cristiano José Castro de Almeida. Um Framework para o Estudo da Mudança Estratégica em Pequenas Empresas de Construção de Edificações. D Blium Administração em Revista, 1999.

Livros: 

GODOI, Christiane Kleinübing (Org.); BANDEIRA-DE-MELLO, R. (Org.); SILVA, Anielson Barbosa da (Org.). Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradigmas, Estratégias e Métodos. 1. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. v. 1. 460p.

Capítulos de livros: 

SILVEIRA, R.; CUNHA, C.; Bandeira-de-Mello, Rodrigo. The Development of Crisis Leadership During Critical Infrastructure Breakdowns: A Possible Intracrisis Learning Trigger. In: Ricco, M.F. (Org.). Culture and Defence in Brazil: An Inside Look at Brazil's Aerospace Strategies. 1ed.: Taylor & Francis, 2017, v., p. 1-.

CARNEIRO, J.; Bandeira-de-Mello, Rodrigo; CUERVO-CAZURRA, A.; OLIVAS-LUJAN, M.; PARENTE, R.; XAVIER, W. Doing Research and Publishing on Latin America. In: Newburry, W.; Gozalez-Perez, M. (Org.). International Business in Latin America: Innovation, Geography and Internationalization. 1ed.: Palgrave, 2015, v., p. 11-46.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. Politique et Lobbying. In: Tannery, F.;Dennis, J-P, Hafsi, T. Martinet, A-C. (Org.). Encyclopédie de la Stratégie. 1ed.Paris: Vuibert, 2014, v. 1, p. 941-955.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; CRODA, M. F. A.; MARCON, Rosilene. The Importance of Nurturing Political Connections for Emerging Multinationals: Evidence from Brazil. In: Amjad Hadjikhani (Author, Editor), Ulf Elg (Editor), Pervez Ghauri (Editor). (Org.). Business, Society and Politics: Multinationals in Emerging Markets. 1ed.: Emerald, 2012, v., p. 155-.  

GODOI, Christiane Kleinübing; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, Anielson Barbosa da. Pesquisa Qualitativa e o Debate sobre a Propriedade de Pesquisar. In: Christiane Kleinubing Godoi; Rodrigo Bandeira-de-Mello; Anielson Barbosa da Silva. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradgimas, Estratégias e Métodos. Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradgimas, Estratégias e Métodos. 1ed.São Paulo: Editora Saraiva, 2006, v. 1, p. 1-13.

BANDEIRA-DE-MELLO, R.; CUNHA, Cristiano José Castro de Almeida. Grounded Theory. In: Christiane Kleinubing Godoi; Rodrigo Bandeira-de-Mello; Anielson Barbosa da Silva. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradigmas, Estratégias e Métodos. Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradigmas, Estratégias e Métodos. 1ed.São Paulo: Editora Saraiva, 2006, v. 1, p. 241-266.

BANDEIRA-DE-MELLO, R. Softwares em Pesquisa Qualitativa. In: Christiane Kleinubing Godoi; Rodrigo Bandeira-de-Mello; Anielson Barbosa da Silva. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradigmas, Estratégias e Métodos. Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradigmas, Estratégias e Métodos. 1ed.São Paulo: Editora Saraiva, 2006, v. 1, p. 429-460.