Sustentabilidade Integrada a Cursos de MBA na Percepção dos Alunos: uma abordagem exploratória

Curso:

• MPGC

Área de conhecimento:

• Sustentabilidade

• Ana Panzani Alves Veloso

Orientador:

2020

Não é de hoje que a educação para a sustentabilidade é temática presente em acordos multilaterais, políticas públicas e em instituições de ensino, inclusive nas escolas de negócios. A educação gerencial pode desempenhar um papel fundamental em como os executivos lidam com as incertezas e viabilizam a sustentabilidade do negócio de modo sistêmico e resiliente, buscando a sustentação dos sistemas e da sociedade e consideradas as dimensões éticas, econômicas, sociais e ambientais. Com base nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo principal identificar qual é a percepção de alunos de programas de MBA em como aspectos da sustentabilidade estão integrados a esses programas e nas escolas de negócio. Por meio de pesquisa qualitativa, exploratória, foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados: entrevista de profundidade semiestruturada e entrevista estruturada. A partir da coleta e da análise dos dados, foi possível explorar as percepções de 26 alunos de MBA, de 15 diferentes nacionalidades e que cursaram programas de MBA em escolas de 13 diferentes países no decorrer de 2019. Tendo, em comum, o fato de realizarem parte da carga horária das disciplinas eletivas de seus cursos em instituições espanholas – IE Business School e ESADE. Após triangulação entre os instrumentos de coleta de dados, à luz do referencial teórico, os achados foram categorizados nos seguintes temas: currículo; institucional; prática e parceria. Quanto ao currículo, foi possível identificar que, na percepção desses alunos de MBA, há práticas relacionadas à sustentabilidade nos cursos de MBA - por meio de disciplinas específicas (obrigatórias e eletivas), por meio de estudos de casos ou projetos específicos que considerem conceitos relacionados à sustentabilidade. No entanto, de modo geral, a percepção dos alunos é de que estas são ações pontuais ou não integradas às demais disciplinas, sugerindo uma dissociação dos aspectos da sustentabilidade em relação à gestão do negócio em si. Outro achado sugere que os alunos têm a percepção de aprendizagem de conceitos relacionados à sustentabilidade, embora indiquem não ter segurança em aplicar estes conceitos em sua prática após a realização do MBA – o que difere de como se sentem em relação às disciplinas específicas de gestão de negócios. Quantos aos aspectos institucionais, os alunos percebem a sustentabilidade como conceito presente na missão, valores, princípios, campanhas ou iniciativas sustentáveis pontuais da escola de negócio, no entanto, não percebem os aspectos da sustentabilidade integrados na prática do dia a dia da instituição. Essa percepção vai ao encontro dos relatos dos alunos no que se refere à sustentabilidade aplicada na prática de gestão e junto a parceiros. Os achados indicam que há um distanciamento entre discurso e prática no decorrer dos cursos e não há, de modo geral, a percepção de iniciativas relacionadas à sustentabilidade junto a parceiros, comunidade ou por meio de aplicação prática que envolva os aspectos da sustentabilidade em situações reais de negócios.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor