Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Sustentabilidade
Autor(es):
- Ana Panzani Alves Veloso
Orientador:
Ano:
Não é de hoje que a educação para a sustentabilidade é temática presente em acordos multilaterais, políticas públicas e em instituições de ensino, inclusive nas escolas de negócios. A educação gerencial pode desempenhar um papel fundamental em como os executivos lidam com as incertezas e viabilizam a sustentabilidade do negócio de modo sistêmico e resiliente, buscando a sustentação dos sistemas e da sociedade e consideradas as dimensões éticas, econômicas, sociais e ambientais. Com base nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo principal identificar qual é a percepção de alunos de programas de MBA em como aspectos da sustentabilidade estão integrados a esses programas e nas escolas de negócio. Por meio de pesquisa qualitativa, exploratória, foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados: entrevista de profundidade semiestruturada e entrevista estruturada. A partir da coleta e da análise dos dados, foi possível explorar as percepções de 26 alunos de MBA, de 15 diferentes nacionalidades e que cursaram programas de MBA em escolas de 13 diferentes países no decorrer de 2019. Tendo, em comum, o fato de realizarem parte da carga horária das disciplinas eletivas de seus cursos em instituições espanholas – IE Business School e ESADE. Após triangulação entre os instrumentos de coleta de dados, à luz do referencial teórico, os achados foram categorizados nos seguintes temas: currículo; institucional; prática e parceria. Quanto ao currículo, foi possível identificar que, na percepção desses alunos de MBA, há práticas relacionadas à sustentabilidade nos cursos de MBA - por meio de disciplinas específicas (obrigatórias e eletivas), por meio de estudos de casos ou projetos específicos que considerem conceitos relacionados à sustentabilidade. No entanto, de modo geral, a percepção dos alunos é de que estas são ações pontuais ou não integradas às demais disciplinas, sugerindo uma dissociação dos aspectos da sustentabilidade em relação à gestão do negócio em si. Outro achado sugere que os alunos têm a percepção de aprendizagem de conceitos relacionados à sustentabilidade, embora indiquem não ter segurança em aplicar estes conceitos em sua prática após a realização do MBA – o que difere de como se sentem em relação às disciplinas específicas de gestão de negócios. Quantos aos aspectos institucionais, os alunos percebem a sustentabilidade como conceito presente na missão, valores, princípios, campanhas ou iniciativas sustentáveis pontuais da escola de negócio, no entanto, não percebem os aspectos da sustentabilidade integrados na prática do dia a dia da instituição. Essa percepção vai ao encontro dos relatos dos alunos no que se refere à sustentabilidade aplicada na prática de gestão e junto a parceiros. Os achados indicam que há um distanciamento entre discurso e prática no decorrer dos cursos e não há, de modo geral, a percepção de iniciativas relacionadas à sustentabilidade junto a parceiros, comunidade ou por meio de aplicação prática que envolva os aspectos da sustentabilidade em situações reais de negócios.