Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Estratégias de Marketing
Autor(es):
- Eliene Soares da Silva
Orientador:
Ano:
A indústria da moda tem sido minuciosamente observada devido ao impacto negativo que causa no meio ambiente e no bem-estar dos trabalhadores, sendo considerada uma das maiores poluidoras do mundo. O setor têxtil está sendo observado de perto e deve ser responsabilizado pela forma como seus produtos são fabricados, uma vez que a indústria da moda depende fortemente da aquisição de recursos naturais finitos que estão sendo esgotados e podem não estar mais disponíveis no futuro, comprometendo a continuidade dos negócios da forma que são conduzidos atualmente. Vestuário é um dos principais produtos da indústria da moda e sua produção impacta o meio ambiente de maneira negativa em todos os estágios, a partir da coleta de recursos naturais, passando pela produção, distribuição, uso e, finalmente, descarte. O principal objetivo do presente estudo é explorar como os grandes varejistas têxteis estão desenvolvendo ações sustentáveis e como alinham seus modelos de negócios aos princípios da economia circular, visando salvaguardar o futuro da moda. Com uma abordagem qualitativa exploratória, uma investigação aprofundada de dados secundários de doze grandes varejistas têxteis foi empregada para melhor compreender como essas empresas estão adaptando seus negócios para melhor se alinharem aos princípios da economia circular. As principais conclusões sugerem que, embora todas as doze empresas incluídas na amostra estejam adotando uma abordagem mais sustentável para a produção de roupas, foi possível identificar três diferentes clusters de empresas nesta categoria em relação ao seu alinhamento com os princípios da economia circular.