Expansão Supermercadista: o impacto do posicionamento de negócio sobre a delimitação da área de influência

Curso:

• MPGC

Área de conhecimento:

• Estratégias de Marketing

• Daniel Fernando Cunha

Orientador:

2020

O varejo tem sido um dos setores protagonistas no desenvolvimento do mercado brasileiro, sendo um dos mais relevantes para a economia. Entre os diversos tipos de varejistas, como supermercados, hipermercados, lojas de conveniência e lojas de especialidades, um dos mais importantes é o varejo de autosserviço alimentar com grande parcela de participação econômica no país. O desempenho de supermercados depende de sua localização, isso devido ao maior volume de vendas das lojas ser de clientes que moram próximos geograficamente, ou dentro da área de influência da loja. O conceito de área de influência vem ganhando estudos renovados, principalmente com a facilidade do desenvolvimento destes através de análises realizadas por Geographic Information System (GIS). No entanto, Parente (2001) ressalta a necessidade do aprofundamento destes estudos, sobretudo com métodos que facilitem a previsão do comportamento da área de influência e de variáveis que possam estar relacionadas. Utilizando uma base de dados com 82.551 consumidores das 54 lojas de duas empresas supermercadistas com posicionamentos mercadológicos distintos, este estudo, de caráter seminal, busca correlacionar variáveis sociodemográficas e áreas de influência com relevante quantidade amostral de clientes através de metodologia de regressão linear múltipla. Conclui-se que há forte associação entre o posicionamento estratégico das organizações e os limites da área de influência, o que abre oportunidade para futuros estudos sobre previsibilidade das áreas de influência para novas unidades, indicadores de canibalização de clientes, previsão de área de influência de competidores ou previsão de faturamento para novas lojas a partir da delimitação das áreas de influência.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor