Eduardo de Rezende Francisco

É Doutor (2010) e Mestre (2006) em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - EAESP e possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (1999). É Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Administração da FGV EAESP desde Fevereiro de 2019, responsável pela gestão acadêmica das duplas graduações (com Economia e Direito) e das duplas titulações com escolas parceiras internacionais. É Professor de Carreira do Departamento de Tecnologia e Data Science (TDS) da FGV EAESP, escola em que leciona desde 2011. Ministra disciplinas ligadas a GeoAnalytics, Data Science, Inteligência Artificial, Big Data, Business Analytics, Estatística Aplicada e Estatística Espacial. É coordenador do curso de Educação Continuada da FGV (FGV PEC) denominado Inteligência Geográfica para Apoio a Decisão.Foi pesquisador visitante do Departamento de Information Science da University of Otago, na Nova Zelândia. Tem experiência na área de modelos preditivos para Microcrédito, Marketing, Estatística Aplicada, Geoestatística, Demografia e Geotecnologias de maneira geral, com ênfase em Data Mining, atuando principalmente nos seguintes temas: Microcrédito, Geomarketing, Business Intelligence, Satisfação de Clientes e Integração de Tecnologias de Informação.
Foi professor da ESPM de 2014 a 2018. Coordenou o MBA em Big Data Aplicado ao Marketing (modalidade EAD) e o Curso de Curta Duração "Big Data Analytics na Tomada de Decisão" da ESPM de Setembro de 2016 a Dezembro de 2018. Foi professor do NDE dos Cursos de Sistemas de Informação (TECH) da ESPM (coordenador da trilha de Digital Business Intelligence) de 2014 a 2018, do MBA Executivo e do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC) da ESPM de 2015 até 2018 e do Curso de Graduação em Administração em 2018. Foi coordenador acadêmico do Módulo Internacional Consumer Behavior: Big Data da ESPM, conduzido em Janeiro de 2018 nos países França, Luxemburgo e Reino Unido. É sócio-fundador e responsável por Business Analytics e Estatística Espacial do GisBI, grupo de estudos e fomento da integração entre Business Intelligence e GIS (desde 2012). É membro do Conselho Curador da Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados do Estado de São Paulo) desde Setembro de 2016.

Artigos: 

MELO, R. O. ; FREITAS, A. C. ; FRANCISCO, EDUARDO R. ; MOTOKANE, M. T. Impacto das Variáveis Socioeconômicas no Desempenho do Enem: uma análise espacial e sociológica. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 55, p. 1271-1294, 2021.

LIMA, H. G.; FRANCISCO, EDUARDO R. Revolução nos Meios de Pagamento Digitais. GV Executivo, v. 20, p. 22-25, 2021.

NASCIMENTO, L. S.; FRANCISCO, E. R.; FELIPE, I. J. S. O Impacto da Distância no Valor Investido em Equity Crowdfunding no Brasil. Teoria e Prática em Administração, v. 10, p. 53-70, 2020.

OMURA, S. F.; FRANCISCO, E. R.; MIRAPALHETA, G. C. Uso de Analytics em Pesquisas de Satisfação para Melhorias em Customer Experience no Mercado B2B. Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia, v. 13, p. 23-36, 2020.

FRANCISCO, E. R.; KUGLER, J. L. C.; KANG, S. M.; SILVA, R.; WHIGHAM, P. A. Beyond Technology: Management Challenges in the Big Data Era. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 59, p. 375-377, 2019.

LASCALA, A. J.; SILVA, B. M. A.; FRANCISCO, E. R. Party Organization and Votes in the Legislature: Study of the Municipal Organizations of the PT and PSDB in São Paulo State from the Composition and Geographical Influence. PMKT- Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 11, p. 170-184, 2018.

FRANCISCO, E. R. Colorindo Mapas e a Teoria dos Grafos: A Fronteira entre a Matemática e a Geocomputação. MundoGEO, v. 19, p. 24-25, 2017.

CORDEIRO, R. A.; BARBONE, D.; CRUZ, R. C.; FRANCISCO, E. R. Uso de Sistema de Informação Geográfica na Gestão do Marketing Mix: O Caso de uma Rede de Calçados Femininos. Future Studies Research Journal - Future, v. 9, p. 95-114, 2017.

FRANCISCO, E. R.; KUGLER, J. L. C.; LARIEIRA, C. L. C. Líderes da Transformação Digital. GV Executivo, v. 16, p. 22-27, 2017.

FAVARETTO, JOSÉ EDUARDO RICCIARDI; FRANCISCO, EDUARDO DE REZENDE. Exploração do Acervo da RAE - Revista de Administração de Empresas (de 1961 a 2016) à Luz da Bibliometria, Text Mining, Rede Social e Geoanálise. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 57, p. 365-390, 2017.

FRANCISCO, E. R.; ALMEIDA, R.; GAZONI, R. M.; INSARDI, A.; SILVA, F. F. Big Data, Dinâmica Urbana e Geoinformação. Infogeo (Curitiba), v. 18, p. 44-45, 2016.

MENDES-DA-SILVA, WESLEY; ROSSONI, LUCIANO; CONTE, BRUNO S.; GATTAZ, CRISTIANE C.; FRANCISCO, EDUARDO R. The Impacts of Fundraising Periods and Geographic Distance on Financing Music Production via Crowdfunding in Brazil. Journal of Cultural Economics, v. 40, p. 75-99, 2016.

ROCHA, VIVIANE MOURA; PONCHIO, MATEUS CANNIATTI; FRANCISCO, EDUARDO DE REZENDE. Lealdade do Consumidor e Programas de Fidelidade: Uma Análise Topográfica do Campo de Conhecimento à Luz da Bibliometria, Estatística Espacial e Redes Sociais. Revista de Ciências da Administração, v. 1, p. 09-20, 2015.

MENDES-DA-SILVA, WESLEY; ROSSONI, LUCIANO; CONTE, BRUNO S.; GATTAZ, CRISTIANE C.;FRANCISCO, EDUARDO R. The Impacts of Fundraising Periods and Geographic Distance on Financing Music Production via Crowdfunding in Brazil. Journal of Cultural Economics , v. Mai, p. 1-25, 2015.

FRANCISCO, E. R.; JAYO, M. Geomemória Social e Urbana? Quando a Cidade Era Mais Gentil. Infogeo (Curitiba), v. 17, p. 44-45, 2015.

FRANCISCO, E. R.; BERNINI, E. J. Você Está Preparado? John Snow, Caio Prado Jr, Oxera e a (R)evolução Geoespacial. Infogeo (Curitiba), v. 17, p. 28-30, 2015.

FRANCISCO, E. R. A Geografia do Crowdfunding. Infogeo (Curitiba), v. 16, p. 64-65, 2014.

FRANCISCO, E. R. Big Data ou Big Problems? Revista da ESPM, v. 20, p. 52-57, 2014.

FRANCISCO, E. R. Mapeamento de Intenções Geográficas. Infogeo (Curitiba), v. 71, p. 64-65, 2013.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Microcrédito e Geotecnologias - Um Casamento Promissor. Infogeo (Curitiba), v. 64, p. 36-36, 2011.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Semente Geográfica - Ferramentas Quantitativas para Geomarketing. Infogeo (Curitiba), v. 65, p. 38-39, 2011.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Exploração do Acervo à Luz da Bibliometria, Geoanálise e Redes Sociais. RAE (Impresso), v. 51, p. 280-306, 2011.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende; FAGUNDES, E. B.; PONCHIO, Mateus; ZAMBALDI, F. Development of an Indicator of Propensity to Energy Commercial Losses Using Geospatial Statistical Techniques and Socio-Economic Data: The Case of AES Eletropaulo. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Impresso), v. 11, p. 178-197, 2010.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Precision Marketing - A Fusão do Geomarketing e do WebGIS. Infogeo, v. 56, p. 38-39, 2009.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Precision Marketing - A Saga Continua... Infogeo (Curitiba), v. 57, p. 42-43, 2009.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. A Tirania do Espaço: Em Busca do GIS2... e o Jô-ken-pô. Infogeo, v. 51, p. 34-35, 2008.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Geoprocessamento e Pesquisas de Mercado : O Poder da Localização na Gestão Pública e Privada. Infogeo (Curitiba), v. 53, p. 40-43, 2008.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. ESRI UC 2008 : O Amadurecimento do WebGIS e da Sustentabilidade. Infogeo, v. 54, p. 30-31, 2008.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. GIS no Combate às Fraudes 2 - O Retorno. Infogeo, v. 46, p. 36-37, 2007.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Geotecnologias e a Base da Pirâmide. Infogeo, v. 47, p. 30-31, 2007.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. GWR e o Geomarketing: Aventuras na Nova Zelândia. Infogeo, v. 50, p. 39-40, 2007.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Eixo de Logradouros - Conceitos e Benefícios - Parte 1. InfoGEO, Curitiba - PR, v. 41, p. 26-27, 2006.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Eixo de Logradouros - Conceitos e Benefícios - Parte 2. Infogeo, v. 42, p. 30-32, 2006.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Las Vegas, Terra do CAD e do GIS. InfoGEO, Curitiba - PR, v. 38, p. 42-43, 2005.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. GIS não Geográfico? InfoGEO, Curitiba - PR, v. 39, p. 38-39, 2005.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. One-Call System Verde e Amarelo. Infogeo Revista de Análise Geográfica, Curitiba, PR, v. 34, p. 36-38, 2004.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. O Geomarketing com Outros Olhos. Infogeo Revista de Análise Geográfica, Curitiba, PR, v. 31, p. 42-44, 2004.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. O GIS e o PLC. Infogeo Revista de Análise Geográfica, Curitiba, PR, v. 33, p. 36-37, 2004.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Geointeligência e Interoperabilidade. Infogeo Revista de Análise Geográfica, Curitiba, PR, v. 32, p. 36-38, 2004.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Passado, Presente, Futuro - O Estado da Arte e Tendências Futuras do Geomarketing. Portal Mundogeo, Curitiba, PR, 2003.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Os Sete Pecados Capitais da Implementação GIS. Infogeo Revista de Análise Geográfica, Curitiba, PR, v. 29, p. 50-51, 2003.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. O Time-based GIS nas Utilities. Infogeo Revista de Análise Geográfica, Curitiba, PR, v. 27, p. 42-43, 2003.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. GITA 26 - Diário de Bordo. Infogeo Revista de Análise Geográfica, Curitiba, PR, v. 28, p. 40-44, 2003.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. GIS, Ciência e Consilience. Infogeo Revista de Análise Geográfica, Curitiba, PR, v. 30, p. 42-44, 2003.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Conceitos e Benefícios dos Eixos de Logradouros - Parte 1. Portal Mundogeo, Curitiba, PR, 2003.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Intuição Geoespacial. Infogeo Revista de Análise Geográfica, Curitiba, PR, v. 26, p. 66-67, 2002.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. GIS + DW = Spatial Data Warehouse? Infogeo Revista de Análise Geográfica, Curitiba, PR, v. 24, p. 52-53, 2002.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. Customer Franchise - A Mina de Ouro do Geomarketing. Infogeo Revista de Análise Geográfica, Curitiba, PR, v. 25, p. 56-57, 2002.

Capítulos de livros: 

FRANCISCO, EDUARDO R. no. 15 Mito: Estados não Precisam de Órgãos Geográficos e Cartográficos, pois a Competência é da União. In: Luiz Ugeda; He Nem Kim Seo. (Org.). Geodireito: Mitos e Fatos. 1ed.Brasília, DF: Instituto GeoDireito, 2020, v. 1, p. 43-44.

SILVA, W. M.; ROSSONI, L.; GATTAZ, C. C.; FRANCISCO, E. R. Geographic Distance and Reward Crowdfunding Donation. In: Wesley Mendes-Da-Silva. (Org.). Individual Behaviors and Technologies for Financial Innovations. 1ed.New York: Springer International Publishing, 2019, v. 1, p. 189-214.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende; WHIGHAM, P. A.; ARANHA, Francisco; ZAMBALDI, F.; PONCHIO, Mateus. A Consumer Income Predicting Model Based on Survey Data: An Analysis Using Geographically Weighted Regression (GWR). In: Claudia R. Acevedo; Jose Mauro C. Hernandez; Tina M. Lowrey. (Org.). Latin American Advances in Consumer Research. : Duluth, 2008, v. 2, p. 77-83.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende; COHEN, E. D.; ZAMBALDI, F. Economic Characterization of Low Income Families in the City of São Paulo Using Electricity Consumption as a Predictive Variable. In: Claudia R. Acevedo; Jose Mauro C. Hernandez; Tina M. Lowrey. (Org.). Latin American Advances in Consumer Research. : Duluth, 2008, v. 2, p. 219-221.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende; ARANHA, Francisco; ZAMBALDI, F.; GOLDZSMIDT, R. Electricity Consumption as a Predictor of Household Income: A Spatial Statistics Approach. In: Davis, Clodoveu Augusto; Monteiro, Antonio Miguel. (Org.). Advances in Geoinformatics. 1a. ed. Berlin: Springer, 2007, v., p. 267-282.

MACHADO, C. C.; FRANCISCO, Eduardo de Rezende; RIBEIRO, J. G. P.  A Geodemografia e os Estudos de Mercado: Identificação de Mercados Potenciais. In: José Ribeiro Soares Guimarães. (Org.). Demografia dos Negócios: Campo de Estudo, Perspectivas e Aplicações. Demografia dos Negócios: Campo de Estudo, Perspectivas e Aplicações. Campinas: ABEP, 2006, v. 3, p. 77-95.