Does Reputation Matter? Interactions between Corporate Social Responsibility (CSR) and Corporate Political Activity (CPA)

Curso: 

  • CMAE

Área de conhecimento: 

  • Estratégia Empresarial

Autor(es): 

  • Marisa Ohashi

Orientador: 

Ano: 

2020

O presente trabalho analisa as interações entre a Responsabilidade Social Corporativa (CSR) e a Atividade Política Corporativa (CPA) quando a reputação é considerada a lógica de conexão, sob a Visão Baseada em Recursos (RBV). Especificamente, investiga a influência da CSR sobre as decisões de investimento em lobbying. A expectativa é de que CSR apoie CPA, uma vez que aumenta os recursos reputacionais, os quais, por sua vez, facilitam o acesso político, reduzindo o custo de lobbying. Nesta perspectiva, CSR complementa CPA por meio dos recursos reputacionais, e a empresa se beneficia desta sinergia. Essa relação é testada em análise de dados em painel de empresas negociadas nas bolsas de valores norte-americanas de diferentes setores, entre 2002 e 2014. Os resultados fornecem evidência desta relação quando o tipo de entidade de lobbying é considerado, sustentando que empresas que têm melhor status reputacional não precisam gastar em lobbying terceirizado, já que as próprias empresas são consideradas confiáveis pelos políticos ao direcionar suas demandas, e, portanto, dão preferência a lobbying interno. Este estudo pode interessar a administradores de empresas, que podem aproveitar a discussão sobre a integração das estratégias não-mercado para iluminar suas decisões em direção a ganharem vantagem competitiva. Este trabalho também pode colaborar com a literatura de estratégias não-mercado, ao desenvolver uma perspectiva integrada e empírica, contribuindo para o debate entre pesquisadores.

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