Curso:
- MPGI
Área de conhecimento:
- Sustentabilidade
Autor(es):
- Guilherme Moreno Scatena
Orientador:
Ano:
Este trabalho tem como objetivo fornecer uma análise detalhada do cenário da sustentabilidade ambiental e iniciativas de responsabilidade social corporativa nas empresas que operam no mercado de bens de consumo brasileiro. Para alcançar este objetivo as dez maiores empresas do mercado-alvo presente no Brasil foram analisadas por meio da classificação das suas iniciativas em três perspectivas amplas. Com esta classificação o cenário do mercado pode ser visto. As perspectivas utilizadas para a elaboração do trabalho são: (1) iniciativa ambiental ou social; (2) o foco interno ou externo e (3) a marca ou o custo como motivador. Depois de classificar todas as iniciativas, foi possível ver que as empresas similares, que operam em mercados semelhantes, têm estratégias que são muito parecidos entre si. Além disso, ficou claro que a estratégia de negócios da empresa influencia as suas políticas ambientais e sociais, em particular os objetivos que estas políticas procuram obter. Embora este trabalho apresente um panorama abrangente do setor de bens de consumo em relação a políticas de comportamento responsável das empresas, ele tem algumas limitações. A limitação mais significativa diz respeito a metodologia. As iniciativas foram avaliadas pela quantidade e a abrangência dos benefícios do impacto positivo não foram avaliados, impossibilitando assim a comparação do tamanho do impacto de cada empresa. Uma vez que pode haver um projeto de uma empresa que tem maior impacto do que vários outros feitos por alguma outra empresa. A metodologia foi baseada em clusters de categorias, no entanto, as iniciativas não são completamente uma coisa ou outra, ou seja, uma iniciativa pode ter diferentes impactos, drivers ou foco, nesses casos, os aspectos mais relevantes foram a escolhidos para classificá- los
This work aims to provide a comprehensive analysis of the scenario of the environmental sustainability and corporate social responsibility initiatives in the Brazilian companies in the fast moving consumer goods market. To achieve this, the ten largest companies of the target market present in Brazil were analyzed by classifying their initiatives in three broad perspectives. With this classification a big picture of the market can be seen. The perspectives used to elaborate the work are (1) environmental or social initiative; (2) internal or external focus and (3) brand or cost driver. After classifying all the initiatives, it was possible to see that similar companies, operating in similar markets, have strategies that are very alike of each other. Besides that, it was clear that the company’s business strategy influences its environmental and social policies, particularly the objectives this polices seek to obtain. Although this work presents a comprehensive picture of the fast moving consumer goods sector regarding the companies’ responsible behavior polices, it has some limitations. The most significant limitation concerns the methodology. The initiatives were evaluated by the quantity and the range, sizes and the benefit of the positive impact were not evaluated, thus comparing the impact size of each company cannot be done, since there can be one project of a company that has a much larger and better impact than several others done by some other company. The comparison of the companies also has been made impossible by the fact that the information was collected from the reports, which, besides having their own limitations, are not standardized and can lead to faulty comparison and even classifications. The methodology was based in cluster categories, however, the initiatives are not completely one thing or another, i.e. one initiative can have different impacts, drivers and/or focus, in those cases the most relevant one was chosen to classify them.