Bancos Éticos: um estudo de caso sobre como a governança contribui para evitar o desvio da missão

Curso:

• MPGC

Área de conhecimento:

• Estudos Organizacionais

• Guilherme de Moura Rocha Teixeira

Orientador:

2019

A governança corporativa está diretamente relacionada ao esforço da gestão das empresas em garantir que os interesses dos stakeholders sejam atendidos. Quando os interesses de stakeholders externos à empresa estão diretamente vinculados à sua criação e explicitados em sua missão, a governança assume papel ainda mais relevante. Isso porque a ponderação entre retorno aos acionistas e benefícios aos demais stakeholders torna-se ainda mais crítica. É o caso dos bancos éticos ou orientados a valores, instituições financeiras que integram um grupo que assim se autodenomina por ter valores e práticas que colocam os impactos sociais e ambientais junto à busca por resultados econômicofinanceiros. Para avaliar o papel da governança sobre essa tensão, realizou-se um estudo de caso do Triodos Bank, considerado o banco ético de maior relevância no mundo, pelo seu porte e pioneirismo. À luz da teoria sobre responsabilidade social corporativa, Teoria do Acionista e Teoria do Stakeholder, foi identificado o papel que: (i) uma estrutura societária particular, (ii) as relações entre órgãos de governança e (iii) um alto grau de transparência e materialização da governança em ferramentas de tomada de decisão e comunicação com stakeholders exercem, contribuindo para que a missão do banco seja cumprida. Pretende-se que estes resultados ampliem a discussão ainda incipiente no campo acadêmico sobre bancos éticos e negócios de impacto, bem como forneçam perspectivas adicionais sobre modelos de governança corporativa distintos dos tradicionais. O trabalho também pode contribuir para que negócios de impacto avaliem formas de mitigar riscos de se desviar de sua missão diante de dilemas, tensões e tradeoffs inerentes a este tipo de organização, além de incentivar a reflexão de instituições financeiras sobre modelos de governança e seus impactos.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor