UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL

Luciana Veloso Rocha - Orientador: Prof. Luiz Carlos Merege

2001

[INTRODUÇÃO] Nos anos noventa, o terceiro setor surge como um fenômeno que está mudando a cara do capitalismo. Sua finalidade é complementar as iniciativas do governo e do setor privado no atendimento de diversas necessidades da população, oferecendo-a o mínimo de bem estar; e na formação de uma sociedade com menos desigualdades sociais e econômicas. Este setor que ate pouco tempo permaneceu sem identidade, está se fortalecendo a cada dia. Entretanto, o panorama atual no Brasil aponta para a necessidade de as organizações constituírem uma gestão eficaz que vá além da pa1xão e boa vontade que Ihes são intrínseca. O desafio da sustentabilidade não se limita à captação de recursos de que uma organização necessita, mas também seu emprego de maneira eficiente, de modo a maximizar os resultados alcançados investindo no desenvolvimento das pessoas que fazem parte da organização, melhorando a qualidade dos serviços adequando-os as necessidades das comunidades e assegurando que a entidade continuará a contar com o apoio do público. Este trabalho busca contribuir para um melhor entendimento sobre as fontes de recursos existentes utilizadas em ações do terceiro setor brasileiro e de que maneira elas são utilizadas pelas organizações, procurando, desta forma, auxiliar os gestores deste setor [METODOLOGIA] Primeiramente, é utilizado um referencial teórico para melhor situar o atual terceiro setor no Brasil, já identificando as fontes de recursos existentes, também chamado de capital social. Este recurso é relevante na medida em que mostra a importância deste setor e garante uma descrição das potencialidades de cada fonte e seu contexto na sociedade brasileira. Através da análise de casos, busca-se ilustrar as formas de utilização das fontes de recursos existentes, mostrando casos reais e bem sucedidos. Além disso, faz-se uma comparação dos diferentes tipos de fontes de recursos, dividindo as organizações estudadas conforme sua principal fonte mantenedora, identificando as suas diferenças e semelhanças, vantagens e desvantagens. [RESULTADOS] Os resultados obtidos foram que no Brasil existe uma grande potencialidade iminente de recursos que podem ser utilizados em ações do terceiro setor, e que das diversas fontes de recursos, cada uma possui vantagens, desvantagens e potencialidades que podem variar de entidade para entidade pela qual o recurso foi captado. [CONCLUSÃO] Pôde-se concluir que a questão principal na escolha das fontes de recursos que serão utilizadas nas ações da entidade deve-se procurar ponderar cada fonte existente levando-se em conta a estrutura que mais se adapte as necessidades, objetivos e estratégia da organização. E que apoiar-se em um só mantenedor não só é arriscado como também a entidade pode estar desperdiçando fontes potenciais. Além disso, tais entidades devem desenvolver uma forma própria de utilização da potencialidade de cada fonte para que os resultados da entidade sejam maximizados.

PAE