RESPOSTAS SUBNACIONAIS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19: A MOBILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS PELOS GOVERNOS MUNICIPAIS DE SANTO ANDRÉ E ARARAQUARA

Isabella de Oliveira Monteiro - Orientador: Luis Paulo Bresciani

2021

[INTRODUÇÃO] A pesquisa realizada teve como objetivo analisar a mobilização de tecnologias aplicadas às políticas públicas para o enfrentamento e mitigação da crise sanitária e econômica provocada pela COVID-19 nos municípios de Araraquara (SP) e Santo André (SP), sob uma perspectiva comparada. Buscou-se observar como as medidas de isolamento, juntamente com a descoordenação dos entes federativos, forçaram não apenas  a digitalização de diversas atividades governamentais, mas também a utilização de tecnologias para a execução de políticas públicas de forma autônoma pelos governos municipais e como isso se desenvolveu nas duas cidades citadas.A partir inicialmente da análise bibliográfica de textos e trabalhos nacionais e internacionais que discutem a digitalização de políticas públicas e a utilização de tecnologias da informação e comunicação durante a pandemia de COVID-19 e também sobre o impacto que a ausência de diretrizes centralizadoras por parte do Governo Federal, o trabalho compara a abordagem feita pelos dois municípios, na tentativa de encontrar semelhanças e diferenças em suas ações que impactaram diretamente seu desempenho no combate à crise sanitária e econômica, servindo como um possível guia de boas práticas e também de aprendizados para o futuro. [METODOLOGIA] A pesquisa ora apresentada constitui-se como um estudo qualitativo comparado, observando as medidas de combate ao novo coronavírus nas cidades de Santo André (SP) e Araraquara (SP). Inicialmente, o projeto de pesquisa visava somente o estudo da implementação do Auxílio Emergencial durante a pandemia, focando nos aspectos relativos ao uso de tecnologias da informação no setor público e na digitalização das políticas públicas. Entretanto, com o desenvolvimento da pandemia e a constante ausência de diretrizes centralizadoras do Governo Federal, foi percebido que os municípios vinham sendo forçados a assumir o protagonismo das políticas de contenção do novo coronavírus, justificando a mudança de foco para os municípios escolhidos. [RESULTADOS] Como resultado da pesquisa, foi possível observar uma série de semelhanças entre as abordagens dos dois municípios. Em termos de semelhanças, ambos os municípios caminham desde antes do primeiro caso para a mesma lógica de prevenção: capacitação de equipes, montagem de leitos, organização orçamentária e planos de comunicação com a população. No que diz respeito às diferenças, é preciso ressaltar que as diferenças regionais se colocam como ponto importante no momento da escolha de quais estratégias seguir. Como diferença principal está a realização de um verdadeiro lockdown por parte de Araraquara. [CONCLUSÃO] Por fim, foi possível concluir que apesar das diferenças encontradas nas abordagens dos municípios, ambos conseguiram consolidar uma rede de pessoas e políticas estratégicas eficientes no combate a COVID-19, além de ampliarem o horizonte de possibilidade de uso das tecnologias no setor público e também da experiência dos gestores, peças fundamentais na retomada pós-pandemia.