Curso:
- CDAPG
Área de conhecimento:
- Administração Pública
Autor(es):
- Raquel Sobral Nonato
Orientador:
Ano:
Esta tese enfoca a trajetória e evolução da Economia Solidária (ES), aqui compreendida sob três facetas principais: discurso, movimento social e ação pública. De maneira geral, buscou-se explicar como os atores que integram o campo da ES se articulam, interagem e se mobilizam para influenciar transformações institucionais ao longo do tempo. De modo específico, a pesquisa: (i) verificou como a noção de ES é apresentada enquanto teoria crítica no mainstream da produção científica da administração; (ii) desenvolveu um modelo teórico multinível para explicar as dinâmicas de atuação e as estratégias mobilizadas pelos diferentes grupos sociais do campo da ES para influenciar transformações institucionais no contexto brasileiro; e (iii) explicou as principais consequências intencionais e não intencionais desse processo. O framework teórico desenvolvido articulou os conceitos de performatividade crítica e políticas prefigurativas à luz de uma macrolente institucional, de modo a facilitar a compreensão sobre a ação dos diferentes atores diante da arena pública em uma perspectiva temporal e processual. A pesquisa se baseou em metodologia qualitativa e na condução de três estudos de caso que, combinados, forneceram narrativas alternativas sobre o processo de institucionalização da ES no contexto brasileiro: Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos Solidários da cidade de São Paulo e a Associação de Mulheres da Economia Solidária (AMESOL). A coleta de dados foi centrada na realização de entrevistas em profundidade, pesquisa documental e observação. A partir de uma abordagem interativa entre o material empírico e referencial teórico, os resultados desta tese contribuem ao validar uma lente analítica capaz de captar diferentes percursos individuais e coletivos trilhados por atores que buscam colocar teorias críticas em prática, a partir das suas diferentes inscrições institucionais.