Stage Level Measurement of Information Systems and Analytics Diffusion in Organizations

Curso: 

  • CDAE

Área de conhecimento: 

  • Gestão da Informação

Autor(es): 

  • José Eduardo Ricciardi Favaretto

Orientador: 

Ano: 

2019

A atual economia do conhecimento baseada em dados, na era do Big Data e da transformação digital dos negócios, tem afetado as organizações e requerido um melhor gerenciamento de suas iniciativas de Tecnologia da Informação e Comunicação / Sistemas de Informação (TIC/SI), combinadas com a análise de dados para tomada de decisão organizacional, além da busca contínua por Inovação como vantagem competitiva no mercado. Esta pesquisa foi estruturada conceitualmente baseada em três lentes teóricas: a teoria dos Estágios de Crescimento do campo de Administração de Sistemas de Informação (ADI), a teoria da Aprendizagem Organizacional, do campo de Estudos Organizacionais, a qual descreve duas formas distintas e complementares nas quais as organizações aprendem / inovam (exploration e exploitation), e a Teoria da Difusão de Inovação da área da Sociologia. Este estudo tem o objetivo de medir e explicar o Nível de Estágios das iniciativas da TIC/SI nas organizações e sua influência na Inovação organizacional (exploration e exploitation), quando também moderado pelo nível do ‘data Analytics’ em uso nas organizações. Com base na abordagem metodológica quantitativa, utilizando a técnica estatística de Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), uma amostra de 107 respondentes, representantes de organizações do Brasil e exterior, foram contatados com o uso da rede social do LinkedIn e participaram de uma survey disponibilizada on-line na Internet. Os achados apontam que no processo de crescimento de UC (User Community) é onde 55 organizações (51% da amostra) estão pior posicionadas (13 organizações no nível de ‘Estágio I’ e 42 organizações no nível de ‘Estágio II’), e a utilização do ‘data Analytics’ pelas organizações que estão no nível de ‘Estágio IV’ em suas atividades de TIC/SI, aumenta em 55% a influência na inovação organizacional. Apenas 7,5% das empresas da amostra analisadas possuem o nível ‘6-Prescritivo’ de uso do ‘data Analytics’ em suas estruturas, o que ocorre majoritariamente em empresas com faturamento ou orçamento anual acima de US$75 milhões. Implicações desta pesquisa ajudarão novas compreensões do paradigma da teoria de estágio de crescimento do campo de ADI, a disseminação de um modelo com rigor acadêmico que propõe mensurar o nível de estágio da TIC/SI, associados à influência da Inovação organizacional e ao nível de uso do ‘data Analytics’ nas organizações, esclarecendo aspectos relativos a essa temática para acadêmicos e profissionais.

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