Proposta Digital para a Informatização dos Registros Diários na Atenção Domiciliar Prestada por Cuidadores de Idosos

Curso:

• MPGC

Área de conhecimento:

• Gestão da Saúde

• Luciane Aparecida Simão Lima

Orientador:

2019

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que, em 2050, 19% da população brasileira terá 60 anos de idade ou mais. O atual cenário mundial é de transição demográfica: nascem menos pessoas e se vive mais. A partir dessa nova realidade, são observadas novas oportunidades para atendimento do idoso em domicílio. Nesse cenário, as empresas de cuidadores de idosos crescem desorganizadamente, portanto surge uma oportunidade que envolve o cuidado de longa permanência em ambientes domiciliar prestado exclusivamente pelo cuidador de idosos. Essas empresas não dispõem de um sistema de gestão da informação diária que garanta a conduta clínica da equipe multiprofissional e gerar indicadores de qualidade dos serviços prestados, o que levou a Escolha Certa – Cuidadores de Pessoas, observar novas tendências de mercado relacionado ao público longevo. Tendo em vista a quantidade de informações manuscritas em cadernos sendo perdidas, os gestores passaram a avaliar a importância do armazenamento das informações geradas diariamente acerca do cuidado com o idoso, informações essenciais para a gestão da qualidade desses serviços. Embora o armazenamento dos dados e dos registros assistenciais não seja novo e ocorra em outros segmentos de saúde no Brasil, tais como hospitais, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), home care e clínicas, um serviço de atenção domiciliar prestado apenas por cuidadores formais é inovador no Brasil. Esse trabalho aplicado trata-se de um plano de negócio para uma startup de inovação e tecnologia em gestão da informação, cujo objetivo é analisar a viabilidade da implantação de um sistema de tecnologia para captar, armazenar e validar as informações diárias do cuidado domiciliar prestado exclusivamente pelo cuidador de idosos, e verificar o quanto essas informações podem contribuir para a gestão da qualidade dos serviços prestados pelas empresas de cuidadores de idosos. A homologação do sistema dar-se-á na Escolha Certa que, a princípio, buscou apenas gerar valor ao serviço prestado.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor