Políticas Estaduais de Provimento ao Cargo de Diretor e sua Influência no Modelo de Gestão Escolar

Curso:

• CMAPG

Área de conhecimento:

• Políticas Públicas

• Bruno Sendra de Assis

Orientador:

2017

Os diretores escolares são agentes fundamentais para garantir um ambiente educacional adequado que favoreça o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Entre as diversas competências e habilidades exigidas para o cargo, destacam-se a capacidade de liderança e de manutenção de um clima escolar voltado à cooperação e aos objetivos pedagógicos. O presente estudo buscou analisar as legislações estaduais em todas as unidades federativas e os microdados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB, a fim de investigar como as políticas de provimento ao cargo de diretor estão associadas aos fatores de liderança do diretor e de clima escolar, criados por meio da Teoria de Resposta ao Item - TRI. Os resultados mostram que existe diferença estatisticamente significante na média de clima escolar e de liderança do diretor de acordo com a modalidade de seleção de diretor adotada. Os maiores coeficientes obtidos estão associados ao concurso público e ao processo seletivo com eleição. Já a indicação política apresentou menores médias para estes fatores e, embora não esteja diretamente vinculada a políticas estaduais, predominam na maioria das unidades federativas. Por outro lado, a magnitude deste efeito é bem inferior se comparadas as diferentes características de cada local. Também se identificaram outras variáveis explicativas relevantes para este modelo.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor