O Impacto da Lei do Bem: estudo de caso em uma multinacional de cosméticos

Curso: 

  • MPA

Área de conhecimento: 

  • Estudos Organizacionais

Autor(es): 

  • Marcio Fabiano de Oliveira

Orientador: 

Ano: 

2018

Este trabalho apresenta um Estudo de Caso relacionando a Lei nº 11.196/2005 com o estabelecimento de uma cultura de inovação em uma empresa multinacional de cosméticos, em sua sede brasileira. A legislação, também conhecida como 'Lei do Bem', oferece incentivos fiscais às empresas que investem em inovação no mercado nacional, o que permite o desenvolvimento de centros de pesquisa, formação de recursos humanos e desenvolvimento de tecnologia, ligados às ações e iniciativas empresariais. Observou-se que, além de fomentar a inovação, a Lei também pode ser utilizada como precursora da implantação de uma cultura de inovação nas organizações, gerando novos processos internos e qualificação dos trabalhadores, agregando valor às iniciativas individuais e à organização. A pesquisa é realizada de forma qualitativa, na forma de um Estudo de Caso, que se fundamenta sobre pesquisa documental e entrevistas com pessoas chave na empresa. Os dados coletados na pesquisa apresentam a vinculação entre a adoção da Lei do Bem na empresa, a criação de novas áreas e a implantação de um novo centro de pesquisa e desenvolvimento, investigando: 1) as demandas primárias e secundárias que motivaram a adoção da Lei; 2) as dificuldades e vantagens decorrentes da implantação da Lei; e 3) os principais resultados da implantação da Lei na inovação e competitividade.

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