Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Estratégias de Marketing
Autor(es):
- Marcelo Dória
Orientador:
Ano:
Este trabalhou buscou compreender sob a perspectiva do vendedor de loja física,a associação do comprometimento afetivo com a auto-eficácia em vendas. Para tanto, foi feita uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo básico e exploratória no Depósito da Lingerie, uma rede de varejo da cidade de São Paulo que atende o público de baixa renda. Os resultados da pesquisa mostraram que a soma dos elementos que compõem o comprometimento organizacional no varejo estudado, ou seja, seus valores e incentivos, o comportamento das vendedoras entrevistadas e modelo de liderança e gestão desta empresa, os sentimentos e envolvimento emocional que as vendedoras sentem, mas direcionaram a se acharem auto-eficazes e, portanto a desempenhar melhor os objetivos e metas que lhes são propostos. Em suma os achados indicaram que o comprometimento afetivo das vendedoras com o Depósito da Lingerie o é fator fundamental para aumento da auto-eficácia em vendas, e portanto, acredita-se que no contexto do comércio varejista de baixa renda é a dimensão mais importante do comprometimento organizacional já que pode direcionar o vendedor, ferramenta fundamental do processo de vendas, a ser mais auto-eficaz e assim ter melhor desempenho.