Mídias Sociais em Processos de Recrutamento & Seleção: um estudo pela perspectiva de recrutadores e selecionadores brasileiros

Curso:

• CMAE

Área de conhecimento:

• Estudos Organizacionais

• Júlia Melo Macluf Biberg

Orientador:

2019

Este trabalho investiga como o uso das mídias sociais encaixa-se dentro das estratégias de Recrutamento & Seleção (R&S) no contexto brasileiro. Esta análise é feita a partir de fundamentos relacionados ao impacto das mídias sociais na sociedade contemporânea, a evolução dos conceitos e práticas de R&S e a prática de acessar informações oriundas de mídias sociais pessoais para avaliação de candidatos, denominada cybervetting. Este estudo tem a finalidade de avançar na discussão acerca da prática do cybervetting e, sobretudo, suas implicações em práticas organizacionais no contexto brasileiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, cujas principais fontes de dados foram entrevistas semiestruturadas com profissionais responsáveis por processos de R&S em empresas brasileiras. A pesquisa permitiu concluir que a organização contratante escolhe o formato (tradicional ou digital) dos métodos que compõem a estratégia de R&S de acordo com quatro fatores principais: i) o estágio de desenvolvimento dos critérios de seleção, ii) a força da marca empregadora, iii) como área de R&S é considerada estratégica, e iv) o grau de pressão na assertividade das escolhas de recrutadores e selecionadores. Uma vez que os métodos de R&S digitais são escolhidos, as mídias sociais mostram-se significativamente importantes para a interação e avaliação (cybervetting) dos candidatos. Os achados desta pesquisa contribuem com a literatura de mídias sociais e Recrutamento & Seleção no contexto brasileiro.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor