An institution-based View of Ownership in Cross-border Acquisitions: mimetism by Latin American firms

Curso:

• CDAE

Área de conhecimento:

• Estratégia Empresarial

• Cláudia Sofia Frias Pinto

Orientador:

2017

Este estudo baseia-se na Visão baseada em instituições para explicar as decisões de posse das multinacionais da América Latina em aquisições internacionais. Analisamos especificamente (1) o efeito da distância institucional na posse adquirida, (2) os comportamentos miméticos relacionados com a posse das multinacionais da América Latina quando realizam aquisições internacionais e (3) se adquirir um negócio relacionado tem impacto na força da distância institucional e do isomorfismo mimético. Investigamos quatro níveis de fontes de imitação, incluindo a experiência anterior da própria empresa, empresas domésticas e estrangeiras, e competidores da mesma indústria. Os resultados dos testes empíricos, usando uma análise de regressão logística em uma amostra de 1.334 aquisições internacionais efetuadas por multinacionais da América Latina e uma amostra transversal de 567 aquisições internacionais da indústria da manufatura, durante um período de mais de 20 anos (1995-2015), apoiam o quadro baseado em instituições, com diferentes influências nas escolhas da posse nas aquisições internacionais. Os resultados mostram evidências de que as multinacionais preferem adquirir posse total quando investem em países institucionalmente mais distantes. Mais, confirmamos que os comportamentos miméticos das multinacionais relacionados à posse em aquisições internacionais ocorrem nos quatro níveis. Finalmente, a influência da distância institucional, imitação das empresas estrangeiras e dos competidores da mesma indústria são fortalecidos pela aquisição de um negócio relacionado, enquanto que o efeito de imitar as experiências anteriores da própria empresa e das empresas domésticas é enfraquecido pela aquisição de um negócio relacionado. Contribuímos para a Visão baseada em instituições da Estratégia internacional identificando os comportamentos miméticos específicos à posse adquirida pelas empresas quando se internacionalizam. Além disso, também contribuímos para a crescente literatura sobre multinacionais da América Latina, ou multilatinas, fornecendo um melhor entendimento acerca das suas estratégias em aquisições intenacionais. Usamos uma abordagem multinível para trazer uma nova compreensão de como as multinacionais da América Latina imitam as decisões de posse em aquisições internacionais. Para o estudo da posse, e especificamente da posse em aquisições internacionais, contribuímos com uma interpretação comportamental e consideramos o isomorfismo entre multinacionais, indo além dos determinantes convencionais como custos de transação, assimetria informacional ou incerteza.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor