Inovação Orientada à Sustentabilidade: estudo de caso de uma empresa líder em distribuição de energia elétrica do Brasil

Curso:

• MPGC

Área de conhecimento:

• Sustentabilidade

• Alexandre Jann

Orientador:

2019

Inovação e sustentabilidade são temas cada vez mais relevantes e indissociáveis na estratégia de negócio das empresas. A inovação não apenas responde à demanda de mercado por novos produtos, processos e modelos de negócios, mas também permite abordar de novas maneiras a complexidade dos desafios socioambientais enfrentados atualmente. Soma-se a este cenário a importância de se estabelecer uma colaboração ampla para além das fronteiras da empresa, por meio de modelos capazes de integrar atores diversos na construção de soluções inovadoras que atendam ao mesmo tempo critérios econômicos, sociais e ambientais. Esta pesquisa busca compreender a dinâmica da Inovação orientada à sustentabilidade (Sustainability-Oriented Innovation, SOI), em uma empresa líder do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. Com base em análise documental, foram identificados e avaliados, sob a perspectiva de Adams et al. (2016), um total de 55 projetos em 2017, que representam a real execução da estratégia de inovação e sustentabilidade da empresa selecionada. De todos os projetos, apenas dois não estão vinculados ao Programa de Inovação da agência reguladora (ANEEL), o que demonstra a importância desse modelo para a empresa. A grande maioria dos projetos (46) foi classificada como Otimização Operacional, mais voltados à melhoria da eficiência e à redução de riscos. Outros seis projetos ficaram como Transformação Organizacional, pois estabelecem novas soluções por meio do envolvimento de diversas áreas da empresa e de stakeholders vinculados à cadeia de valor. Apenas três projetos ficaram como Construção de Sistemas, apresentando modelos de colaboração mais amplos que englobam novos atores. Pôde-se observar a existência de projetos importantes em todas as classificações. Algumas iniciativas relacionadas à pesquisa de materiais e produtos (Otimização Operacional) estão mais distantes do negócio da empresa e provavelmente não seriam consideradas se outros projetos mais relevantes cumprissem os requerimentos da ANEEL e alcançassem o valor compulsório de investimentos total no ano. Em Transformação Organizacional, têm-se projetos mais abrangentes, como o “Ligação de Consumidores de Baixa Renda”, que envolve diversas áreas da empresa, parceiros e clientes. Em Construção de Sistemas, percebem-se iniciativas que colaboram na construção de soluções inovadoras com startups e atores de outras cadeias de valor, como é o caso do projeto “Recicle mais, pague menos”, que associou o ecossistema de reciclagem ao negócio de energia. Verificou-se também que a integração entre sustentabilidade, inovação e negócio é um aspecto importante da empresa selecionada, o que permite guiar as decisões levando em consideração questões socioambientais juntamente com retorno financeiro de curto e longo prazo. Essa cultura de inovação e sustentabilidade é base para o sucesso dos projetos de SOI avaliados nesta pesquisa. Finalmente, as transformações no mercado de energia relacionadas ao comportamento dos consumidores, às mudanças regulatórias e à introdução de novas tecnologias e modelos de negócio, aliadas ao potencial do setor de geração de externalidades em toda a cadeia de valor, reforçam a importância e urgência de se implementarem modelos de SOI eficientes e alinhados às demandas de negócio das empresas.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor