A Gestão do Modelo de Negócios de Empresas Multinacionais de Países Emergentes

Curso: 

  • CDAE

Área de conhecimento: 

  • Estratégia Empresarial

Autor(es): 

  • Cyntia Vilasboas Calixto

Orientador: 

Ano: 

2017

Em geral, uma empresa multinacional possui um portfólio de modelo de negócios, uma vez que suas subsidiárias no exterior não podem simplesmente copiar o modelo da matriz. A literatura de modelo de negócios destacou a complexidade desse tipo de organização, mas não desenvolveu estudos acerca das operações internacionais. Neste trabalho busca-se compreender quais as divergências entre esses modelos ao redor do globo e de que modo a matriz gerencia mais de um modelo de negócios ao desenvolver a capacidade de ambidestria. Assim, o intuito é identificar alguns elementos organizacionais, bem como analisar a rede em que a empresa está inserida no exterior, que, em justaposição, podem determinar a replicação, renovação ou até mesmo a inovação no modelo de negócios. Para isso, foi desenvolvido um modelo teórico e sugeridas algumas proposições com base na literatura para avaliar o fenômeno. O contexto empírico se estrutura a partir de empresas multinacionais brasileiras, 17, em número mais preciso, onde foram entrevistados 40 executivos, tanto na matriz quanto em suas subsidiárias no exterior. Ainda, a informação foi triangulada com diversos tipos de dados secundários, contabilizando mais de 300 documentos sobre as empresas em questão. Posteriormente, selecionaram-se quatro casos para fazer a análise em profundidade por meio de estudo de caso múltiplo. Os resultados revelaram que as multinacionais brasileiras podem utilizar mais de uma ferramenta para padronizar os procedimentos organizacionais e compartilhá-los por meio de sistemas on-line e treinamentos pessoais. Contudo, o ambiente país de destino (como as instituições locais, as pessoas e os consumidores) estimula algumas adaptações no modelo original. Logo, as empresas criaram mecanismos de separação – espacial, temporal e contextual – para gerenciar concomitantemente diferentes modelos de negócio, tentando integrar a cultura local em suas operações. Sendo assim, este estudo visa contribuir para a literatura em duas formas: (i) insere na perspectiva de negócios internacionais a análise do modelo de negócio de empresas multinacionais, o que pode auxiliar no conhecimento sobre a relação entre matriz e subsidiárias; e (ii) explora, na literatura de modelo de negócios, o conceito de portfólio de modelo de negócios, apresentando que processo de replicação e renovação devem ser analisados por subsidiária no exterior.

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