Frequência Escolar no Ensino Público Fundamental: dimensionamento do problema e análise exploratória a partir de duas variáveis: família e políticas públicas educacionais

• MPGPP

• Políticas Públicas

• Rita de Cássia Paulon

2018

Nesse estudo, investigamos os motivos que impactam a infrequência de alunos do 3º ano do ensino fundamental em escolas da rede municipal de São Paulo a partir de duas variáveis: a família e políticas públicas educacionais. A metodologia está estruturada em duas etapas, na qual a primeira compreende a análise quantitativa da base de dados disponibilizada pela Secretaria de Educação Municipal de São Paulo e refere-se à infrequência de alunos das 13 regionais de ensino, 98 distritos e 501 escolas. A segunda etapa, consiste num estudo exploratório qualitativo realizado por meio de entrevistas individuais e em grupo com professores, pais e diretores das escolas definidas. A família é considerada um tema de grande relevância nas discussões dentro da escola tanto pelos gestores escolares quanto pelos educadores. Administrar essa relação não é tarefa fácil, por isso é necessário convocar a comunidade escolar e famílias para compreendermos melhor essa dinâmica. Outro aspecto analisado refere-se à dimensão da escola e o papel das políticas públicas educacionais e suas correlações na discussão da infrequência escolar. Ao final, identificamos iniciativas exitosas e experiências inovadoras que contribuem para a redução da infrequência dos alunos e melhores resultados de aprendizagem.