Formação de Capacidades Dinâmicas, Relações na Cadeia de Valor de Restaurantes Cadastrados em Aplicativo de Pedidos, e seus Efeitos nos Modelos de Negócios

Curso: 

  • CDAE

Área de conhecimento: 

  • Estratégia Empresarial

Autor(es): 

  • Natália Luísa Felício Macêdo Machado

Orientador: 

Ano: 

2018

O objetivo do estudo é identificar como se dá a formação de capacidades dinâmicas por meio de mudanças na cadeia de valor, tendo como referência o modelo de negócio. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, desenvolvida em duas etapas, buscando abranger o objeto de estudo em suas múltiplas facetas. Inicialmente, desenvolveu-se um estudo de caso na Rede iFood e em três restaurantes, seguido da aplicação de um questionário com escala pré-definida em vinte restaurantes cadastrados no aplicativo. Como contribuição teórica do estudo tem-se um melhor entendimento da formação das capacidades dinâmicas ao longo da cadeia de valor a partir das relações interorganizacionais e seus efeitos no modelo de negócios. Tem-se, ainda, como contribuição empírica, a consolidação do benefício das organizações de estabelecer relações interorganizacionais ao longo da cadeia e a ampliação da compreensão das condições dinâmicas exógenas e endógenas dos seus respectivos modelos de negócio. Destaca-se como resultados a formação de capacidades dinâmicas a partir de relações estabelecidas entre o iFood x Restaurante e Fornecedor x Restaurante, sendo as capacidades dos restaurantes associadas à utilização do app para pedidos de refeições, à consolidação do construto Exploitation e ao desenvolvimento de aplicativo próprio. Em relação ao iFood as capacidades dinâmicas estão associadas ao desenvolvimento de uma nova plataforma (Spoon Rocket) e à criação de um sistema de vendas de forma a integrar fornecedor e restaurante. Para os fornecedores, destaca-se a capacidade de adaptabilidade. E por fim tem-se os efeitos nos modelos de negócio dos restaurantes a partir da utilização do app, destaca-se que apesar do IFood não exigir grandes adequações, os estabelecimentos buscaram mudanças pautadas em atualização de cardápios, criação do próprio app, separação de atendimento delivery/salão, contratação de novos funcionários, dentre outros. O trabalho propõe ao final um framework teórico para desenvolvimento de novas pesquisas acerca dessa temática.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor