A Formação das Capacidades Dinâmicas por Meio da Gestão de Indicativos de Conhecimento

Curso:

• CDAE

Área de conhecimento:

• Estratégia Empresarial

• Alana Deusilan Sester Pereira

Orientador:

2018

Este trabalho tem como objetivo geral propor um framework teórico-analítico que suscite reflexões sobre como as organizações podem desenvolver capacidades dinâmicas por meio da gestão de indicativos de conhecimentos. Assim, este estudo inova ao verificar empiricamente como os conhecimentos identificados no monitoramento do ambiente externo constituem em indicativos e, com isso, possibilitam criar capacidades que se adaptem às tendências e exigências do meio em que estão inseridas. Nesse contexto, tendo como marco teórico a bibliografia sobre capacidades dinâmicas, gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, identificou-se uma lacuna nos trabalhos publicados, visto que eles não abordam processos relativos ao conhecimento, como, por exemplo, o de seleção, priorização e monitoramento. Desse modo, a estratégia de investigação apoiou-se em uma abordagem qualitativa com o emprego do método de estudo de casos múltiplos. A coleta de dados foi realizada in loco e fez uso de múltiplas fontes de evidências com auxílio das seguintes técnicas de coleta: pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação direta. O setor escolhido foi o de Tecnologia da Informação. No total, foram realizados cinco estudos de casos e 23 entrevistas, resultando em um material equivalente a 1.159 minutos e 781 páginas de transcrição. Para o estudo dos dados, utilizou-se como estratégia a análise em profundidade de cada caso, com o auxílio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados do estudo indicam os principais fatores internos organizacionais que contribuem para o desenvolvimento das capacidades dinâmicas; as práticas de monitoramento dos fatores externos; os conhecimentos identificados que suscitam em indicativos; as principais práticas de gestão do conhecimento empregadas pelas empresas estudadas; as decisões e resultados obtidos por meio da utilização dos indicativos de conhecimento; a relação desses indicativos com as decisões deliberadas; e, por fim, a proposta de elaboração do framework a partir de oito proposições inéditas acerca do desenvolvimento de capacidades dinâmicas por meio de indicativos de conhecimentos. Nesse sentido, a tese contribui explicitando indícios de que as práticas identificadas oferecem importante suporte para a efetividade dos indicativos em termos da identificação da sua relevância, acompanhamento e aprendizagem, conduzindo as decisões com efeito aos bons resultados obtidos nas empresas pesquisadas. Espera-se, portanto, que a estrutura analítica e as proposições apresentadas instiguem novas investigações para desenvolvimento das teorias de gestão do conhecimento e de capacidades dinâmicas.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor