Curso:
- CDAE
Área de conhecimento:
- Estratégias de Marketing
Autor(es):
- Thiago Rafael Ferreira Marques
Orientador:
Ano:
Embora jogar online seja uma experiência cada vez mais comum no cotidiano de jovens e adolescentes, jogar online excessivamente pode levar a sintomas graves (Chiu, Lee & Huang, 2004). Em relação às consequências desse fenômeno para os consumidores, há uma clara necessidade de buscar uma maior compreensão das motivações do comportamento excessivo, para que esse conhecimento suporte o desenvolvimento de novas estratégias para evitar o consumo abusivo (Kuss & Griffiths, 2012). Com esse objetivo, são apresentados três estudos. O primeiro artigo, uma videografia qualitativa, tem como objetivo expandir a compreensão de como os fãs de esports se tornam devotos por meio de processos de sacralização. O segundo artigo, também uma videografia qualitativa, oferece uma visão mais aprofundada dos elementos que compõem o vício do esports, especialmente relacionados aos antecedentes e consequentes do comportamento abusivo. O terceiro artigo, um trabalho quantitativo baseado em SEM-PLS, visa aprofundar a compreensão da devoção dos fãs e sua relação com o comportamento de consumo abusivo em jogos eletrônicos. A combinação desses trabalhos amplia o conhecimento construído em trabalhos anteriores relacionados à devoção e dependência de jogos, contribuindo diretamente para a demanda de novos estudos para aprofundar as complexas relações estabelecidas no contexto do esports (Seo, 2013).