Ensaios em Liderança e Gestão

• Marco Antonio Souza Cauduro

Orientador:

2018

O sistema de ensino público brasileiro oferece um ambiente rico para estimar os efeitos da liderança sobre os resultados escolares, no qual a falta de disciplina de mercado vincula a liderança e a tomada de decisões ao sucesso dos alunos em testes padronizados. Os diretores podem influenciar o desempenho dos alunos de várias maneiras, como, por exemplo, contratando professores, facilitando o ensino e a aprendizagem, gerenciando a infraestrutura e mantendo a disciplina dos alunos. O primeiro artigo avalia o efeito de diretores individuais nos ganhos em matemática e português de alunos do 5o ao 9o ano no Brasil. Usando a mobilidade dos diretores entre as escolas para identificar os efeitos do diretor, estimo que uma melhoria de um desvio padrão na qualidade das características fixas do diretor pode aumentar o desempenho do aluno em 0,8 desvios padrão em matemática e português. Além disso, mostramos que o tempo de permanência (mandato) do diretor exerce influência no desempenho do aluno, mas após sete anos de mandato o efeito positivo diminui, na margem, com o tempo. Meus resultados mostram que a experiência geral do diretor não influencia o sucesso dos alunos. O segundo artigo avalia o efeito das práticas de gestão escolar no desempenho dos alunos nos exames. Esta tese baseia-se em dados exclusivos coletados de respostas de pesquisas com diretores de escolas e professores para construir um índice de gestão que apresenta uma evidência descritiva da qualidade de gestão adotada por diretores de escolas públicas no Brasil. Utilizando uma grande base de dados com mais de 68.000 escolas diferentes e um painel longitudinal de dados de 2007 a 2013, esta pesquisa identifica uma relação positiva e significativa de qualidade da gestão e desempenho nos exames. O índice de gestão captura cinco dimensões distintas da gestão: pessoas, governança, liderança, liderança colaborativa e processos. Esta pesquisa sugere que os diretores podem ser contratados e treinados para realizar tarefas gerenciais, e a adoção das melhores práticas podem afetar positivamente o desempenho dos alunos nas provas.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor