Curso:
- CDAE
Área de conhecimento:
- Estratégias de Marketing
Autor(es):
- Lelis Maia de Brito
Orientador:
Ano:
A apego ao lugar é entendido como um vínculo afetivo e de caráter positivo entre o turista e o lugar, podendo ser definido a partir da identidade e a da dependência de lugar. A identidade compreende o valor simbólico, cultural e a auto-identidade do turista com o lugar enquanto que a dependência são os recursos e as características físicas do lugar. Essas dimensões permitem dizer que os elementos sociais e funcionais de um lugar e os aspectos psicológicos dos turistas compõem a construção do apego ao lugar de destino. Para tanto, o objetivo geral dessa pesquisa é compreender os elementos que influenciam os turistas a criarem apego a lugares de destino. Como contexto de estudo essa pesquisa levou em consideração Minas Gerais devido sua relevância turística no cenário nacional em virtude da sua gastronomia, arquitetura, paisagem natural e o modo de vida local. Os resultados obtidos mostram que os aspectos sociais como a sensação de estar no próprio lar e a autenticidade percebida são os principais elementos que influenciam os turistas a criarem apego nos lugares de destino. A contribuição teórica dessa pesquisa está na identificação e análise dos elementos sociais dos turistas no processo de apego aos lugares de destino. A implicação prática dessa pesquisa está em permitir aos gestores do turismo desenvolver ações estratégicas com o objetivo de promover a atratividade do lugar acompanhando o comportamento de viagem e os elementos sociais dos turistas.