Determinantes de Competitividade de Portos Marítimos no Brasil

• Felipe Elias Miguel

Orientador:

2019

A dissertação busca responder ao questionamento sobre quais os fatores determinantes para maximizar a competitividade de um porto brasileiro, a partir das vertentes de infraestrutura portuária, localização e acesso a outros modais, tarifas e custos, armazenagem, capacidade de operação, trabalho portuário, administração portuária e regulação, e funcionamento da administração portuária. A pesquisa foi estruturada a partir de um questionário de 46 questões, respondido em Escala Likert de importância por profissionais do transporte marítimo, incluindo autoridades portuárias, órgãos federais, agentes de carga, freight forwarders, armadores e operadores portuários. Os resultados, em ordem de relevância, demonstraram que a eficiência e a confiabilidade na movimentação de cargas, a infraestrutura portuária e a capacidade de operação portuária foram os agrupamentos mais enfatizados positivamente. Os agrupamentos menos enfatizados foram as tarifas portuárias, o acesso a outros modais (impactado pela menor relevância identificada dos acessos aeroviário e fluvial) e o funcionamento da autoridade portuária. Ao final, são apresentadas diretrizes e aspectos a serem observados na elaboração de um projeto portuário competitivo, permitindo ao leitor uma visão geral desses projetos.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor