Decision of Using Local Supplier as a CSR Strategy: drivers and benefits for large international companies

Curso:

• MPGI

Área de conhecimento:

• Gestão de Operações e Logística

• Giovanna Maria Lamberti de Luca

Orientador:

2014

This research provides a comprehensive analysis of purchasing approaches associated to CSR strategies presenting drivers and benefits for MNCs to use local suppliers. Globalization and the pressure for better products and lower costs leveraged international companies in terms of sourcing decisions. Choosing key capabilities and sourcing locations suddenly became a fundamental strategic decision. Many MNCs have chosen to use Local Sourcing as a differential and a platform to create value to both the company and the society - while enabling companies to strengthen their market position, source quality raw materials at fair prices, the relationship with those suppliers brought economic and social progress to underdeveloped communities. Studies on local sourcing widely focus on the competitive advantages that companies may attain, and value chain models that can be tailored to fit their global business strategy, however there is limited knowledge on the creation of shared value. Therefore the purpose of this research was to identify aspects of corporate strategy, supplier management and collaboration that influenced the creation of shared value. A qualitative exploratory case study was conducted, evaluating two specific business cases, to examine the strategies and initiatives that had as basis the relationships with local suppliers. The research was separated in three steps to identify (1) influences of sourcing decisions, (2) aspects that make supplier management successful and (3) value created by the outcome of this decisions. Theoretical concepts of CSR, SCM, Collaboration and Shared Value were used to support the results and main findings. The outcome of this investigations revealed that the idea of co-creation of value is inserted in corporate culture and it is a driver for MNCs to use local suppliers, though having it embedded in its strategy does not guarantee that shared value will be create. More than that, many components of a CSR purchasing strategies and relationships characteristics must be adjusted to generate transformational changes and that elements of collaboration such as transparency and independence are vital to enhance commitment between the MNC and the local business and create value.

A pesquisa aqui apresentada é uma análise detalhada de estratégias de compra associados à Responsabilidade Social Corporativa das empresas multinacionais e visa identificar os elementos que influenciam na escolha de fornecedores locais e os benefícios que tais estratégias podem trazer a estas empresas. A globalização e a pressão por melhores produtos e menores custos levam empresas a repensarem suas decisões de sourcing. Selecionar competências, recursos e ainda escolher onde comprar ou terceirizar, tornou-se uma decisão estratégica fundamental, e muitas multinacionais optam por usar fornecedores locais como um diferencial e uma plataforma de criação de valor para a empresa e para a sociedade. Enquanto esta abordagem reforça a posição de mercado e garante matérias-primas de qualidade a preços justos, o relacionamento com estes fornecedores traz desenvolvimento econômico e social para as comunidades subdesenvolvidas. Estudos sobre fornecedores locais geralmente focam em vantagens competitivas para as empresas, e na adaptação de cadeias de valor para atender estratégias globais de negócios, no entanto, a difusão do conhecimento sobre a criação de valor compartilhado é ainda limitada. Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar os aspectos de estratégia corporativa, gestão de fornecedores e colaboração que influenciam na criação de valor compartilhado. Dois estudos de casos foram expostos em uma pesquisa qualitativa exploratória com o propósito de avaliar iniciativas que tiveram como base o relacionamento com os fornecedores locais. A análise foi separada em três etapas com o objetivo de identificar (1) influências nas decisões de seleção de fornecedores, (2) aspectos que levam ao sucesso da gestão de fornecedores, e (3) o valor gerado como resultado destas decisões. Conceitos teóricos da CSR, SCM, colaboração e criação de valor compartilhado foram utilizados para apoiar os resultados e as principais conclusões. O resultado da pesquisa revelou que a idéia de co-criação de valor faz parte da cultura da empresa e pode ser considerado um dos motivos pelos quais multinacionais decidem usar fornecedores locais. Contudo, mesmo integrados na estratégia, não garantem criação efetiva de valor compartilhado e diversos componentes em uma estratégia de compras que representam responsabilidade social corporativa devem ser ajustados para motivar mudanças significativas. Ainda, vale lembrar que os elementos de colaboração, tais como a transparência e independência são vitais para melhorar o compromisso entre a multinacional e os negócios locais e criar valor compartilhado.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor