Cuidado Centrado no Paciente e sua Aplicabilidade em um Hospital Público Universitário

• MPGC

• Gestão da Saúde

• Maria Fernanda Mendes Tedesco

2019

O cuidado centrado no paciente reconhece e valoriza os diferentes sujeitos oferecendo uma assistência individualizada, integral e humanizada, sintetizando o acolhimento. Envolve pacientes, equipe multiprofissional e gestores. Não existe um consenso ou uma única definição sobre o cuidado centrado no paciente, porém, todos os dados encontrados na literatura convergem para o envolvimento e participação do paciente, familiares e equipe de saúde de forma conveniente e equilibrada, a fim de tornar a assistência mais segura e com melhor qualidade. O objetivo do trabalho é avaliar a percepção dos gestores a respeito da aplicabilidade do cuidado centrado no paciente em organização hospitalar pública universitária. Estudo qualitativo e exploratório desenvolvido a partir de entrevistas com gestores da alta liderança de um hospital público, universitário e terciário. O estudo mostrou que os gestores consideraram não ser possível neste momento implantar o modelo centrado no paciente, dadas às barreiras existentes, muito embora já tenham sido observadas algumas mudanças, como a equipe multiprofissional começando a ter o seu papel reconhecido e valorizado, principalmente com a acreditação. O avanço da proposta requer mudança da cultura organizacional, o que depende de intencionalidade da direção, com envolvimento das lideranças de todas as profissões envolvidas no cuidado. Trata-se de processo longo e gradual, que requer esforços sistemáticos e concentrados no atingimento deste objetivo. As entrevistas revelaram muitos pontos em comum entre as respostas, mesmo que de diferentes áreas de atuação, os gestores compartilharam ideias semelhantes sobre o tema. Apesar de o hospital estar caminhando em direção a este objetivo, muitos são os desafios, como falta de recursos humanos, qualificação do colaborador, escassos recursos financeiros e mudança da cultura institucional. Para avançar rumo ao cuidado centrado é necessário que o trabalho seja de fato em equipe e que os profissionais tenham condições adequadas para desempenhar plenamente sua função no atendimento e que pacientes sejam protagonistas de seus cuidados em saúde.