Compras Estratégicas e Reciprocidade de Negócio: um estudo exploratório no setor de telecomunicações

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Gestão de Operações e Logística

Autor(es): 

  • Thiago Dantas

Orientador: 

Ano: 

2018

Cada vez mais as compras estratégicas estão sendo utilizadas pelas organizações devido aos benefícios obtidos através da execução dos projetos, tais como: geração de valor, construção de parcerias, padronização nos processos, etc. aumentando assim, a competitividade das empresas no mercado. Em sua grande maioria, as empresas possuem um departamento de compras é o departamento especializado e responsável por conduzir os projetos de compras estratégicas das empresas, fazendo com que as metodologias, processos e critérios sejam executados e implementados nos projetos conduzidos por este departamento. Nos últimos anos, foi identificado que boa parte das empresas possuem dependência mútua, ou parceria de negócios com seus fornecedores. Sendo assim, isto permite a uma parte ceder o benefício ou fazer concessões e a outra supostamente a fazer o mesmo este tópico é popularmente conhecido no mercado corporativo como reciprocidade de negócios. Uma vez que, a reciprocidade de negócios estará cada vez mais presente nas compras estratégicas, o objetivo deste estudo é de compreender quais são os principais tópicos e critérios que devem ser levados em consideração durante a condução e execução do projeto de compras estratégicas, para que as partes envolvidas possam reduzir o ciclo de vida útil do projeto, fazendo com que os profissionais envolvidos, consigam também ser mais produtivos e eficientes na execução dos projetos. Para isto, este trabalho utilizará a metodologia qualitativa suportado por um estudo de caso aprofundado, visando identificar os principais tópicos a serem considerados durante um projeto de compras estratégicas e reciprocidade de negócios. Com base nos resultados obtidos através das entrevistas, foi possível obter um melhor entendimento dos critérios a serem levados em consideração neste tipo de projeto e, para que possibilitem que os novos projetos de compras estratégicas e reciprocidade de negócios, sejam conduzidos de forma mais colaborativa e em um menor prazo.

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