Curso:
- MPA
Área de conhecimento:
- Gestão de Operações e Logística
Autor(es):
- Suelen Schneider
Orientador:
Ano:
A partir de um estudo único de caso de uma organização brasileira que atua no setor de proteína animal suína, foi investigado o crescimento de volumes, rentabilidades e como esta organização construiu vantagens competitivas que a auxiliaram em seu posicionamento e resultados durante o período de 2016 a 2018. A análise aplicada usou a metodologia qualitativa e pesquisa em bancos de dados da organização, do setor, além de entrevistas realizadas com seis pessoaschave desta organização. As teorias utilizadas para análise do caso foram Vantagens Competitivas, VBR, Triple-A e Cone de Areia, todas dentro do campo de estudo denominado estratégia e operações. Quanto aos resultados desta pesquisa, ficou comprovado que a organização em estudo obteve crescimento acima do setor no qual está inserida, melhorando também sua rentabilidade, o que a posicionou como uma empresa de vantagem competitiva em seu setor. Este crescimento deveu-se à construção de vantagens competitivas, que estão alinhadas com as teorias estudadas. As principais vantagens competitivas criadas pela organização estão relacionadas a: adaptação do portfólio com incremento de capacidades, aumento da confiança do cliente, desenvolvimento de um time especializado no negócio, melhoria dos processos e qualidade, alinhamento entre os times de operações e redução de tempo de ciclo. Apesar de ser mencionada a redução de tempo como uma das vantagens competitivas, não foram estudados ganhos de custos nesta análise.