Ceticismo ou Reputação nas Recompras de Ações?

Curso: 

  • CMAE

Área de conhecimento: 

  • Finanças e Contabilidade

Autor(es): 

  • Lucas Dreves Gimenes

Orientador: 

Ano: 

2015

Este trabalho investiga as recompras de ações no Brasil pelo prisma da reputação das empresas anunciadoras. Por meio de uma base de dados ainda inexplorada, o formulário de referência anual, que possibilita a diferenciação dos anúncios de recompras pelas quantidades efetivamente compradas. Com metodologia de estudo de evento e regressão, foram analisados os anúncios de recompras de ações da própria companhia em mercado aberto para o período compreendido entre os anos de 2007 a 2014. Os principais resultados encontrados foram à existência de reputação para empresas que apresentam uma taxa efetiva de recompra mais elevada e uma penalização para as empresas que apresentam baixas taxas efetivas de recompra em anúncios anteriores, quanto mais próximo de zero a taxa efetiva de recompra do anuncio anterior, menor é o efeito de um novo anúncio. Por fim, foi encontrado retorno anormal acumulado significativo no mercado acionário brasileiro para empresas que anunciam recompra de ações próprias no mercado aberto de 1,12% no primeiro dia, 1,56% no quinto dia e 1,97% ao final do primeiro mês. Para eventos com histórico, foi de 0,98% no primeiro dia, 1,33% no quinto dia e 1,38% ao final do primeiro mês. Já para o caso nos quais os eventos foram antecedidos imediatamente por anúncios de recompra com taxas efetivas de recompras de no mínimo 70%, foi de 1,42% no primeiro dia, 2,70% no quinto dia e 5,09% ao final do primeiro mês.

 

This work investigates buybacks in Brazil focusing on the credibility and reputation of announcers companies. Using an unexploited data base, the annual reference form (Formulário de Referência), which, enables the differentiation of announcements of repurchases by their actual quantities purchased and event study methodology and regression, we analyze buyback programs on the open market from 2007 to 2014 in BOVESPA. Main results show the existence of reputation for companies that have an effective rate of repurchase of at least 70%, and a penalty for companies that has a low effective repurchase rates in previous ads. Finally, we found significant cumulative abnormal return in the Brazilian stock market for companies that advertise repurchase of its own shares on the open market of 1.12% on the first day, 1.56% on the fifth day and 1.97% at the end of the first month. For the group that had historical events was 0.98% on the first day, 1.33% on the fifth day and 1.38% after the first month. For the case which events were preceded immediately by repurchase with effective rates of at least 70%, it was 1.42% on the first day, 2.70% on the fifth day and 5.09% at the end the first month.

 
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