Being Ahead of its Time the Consumer Resistance Phenomenon: a comparative case study research

Curso: 

  • MPGI

Área de conhecimento: 

  • Estratégias de Marketing

Autor(es): 

  • Luís Miguel Ferreira Pinto Veloso

Orientador: 

Ano: 

2014

As empresas frequentemente negligenciam o fenômeno da resistência dos consumidores, culminando em investimentos em vão que podem comprometer a sustentabilidade financeira da empresa. Em um mundo onde a novidade é solicitada pelo mercado, as empresas impulsionadas por inovação devem perceber se os consumidores estão preparados para receber uma tecnologia disruptiva. Neste cenário, a difusão tecnológica tornou-se um tema importante de debate entre os pesquisadores. A resistência dos consumidores, no entanto, tem sido negligenciada na literatura. Este estudo analisa as características de inovação percepcionáveis que inibem a massa crítica de consumidores a adotar produtos tecnológicos. Além disso, este estudo complementa a literatura atual, fornecendo resultados empíricos e testando a teoria existente. O projeto de pesquisa tem uma abordagem qualitativa de estudo de caso múltiplo, investigando as características mais relevantes de dois produtos tecnológicos disruptivos que foram rejeitados pela maioria dos consumidores, versus outros dois produtos tecnológicos disruptivos que foram positivamente reconhecidos. Os resultados mostram que a compatibilidade com o estilo de vida do cliente constitui o fator mais importante que levanta barreiras para a adoção. 

 

Companies frequently neglect the consumer resistance phenomenon, which climaxes in vain investments that may compromise the financial sustainability of the company. In a world where novelty is requested by the market, companies driven by innovation should realize whether consumers are prepared to receive a disruptive technology. In this scenario, technology diffusion has become a critical topic of debate among researchers. Consumer resistance, nevertheless, has been neglected in the literature. Thus, this study analyses the perceived innovation characteristics that inhibit the critical mass of consumers to adopt technological products. Moreover, it complements the current literature by providing empirical results and by testing the existing theory. The research design takes a qualitative multi-case study approach by investigating the most pertinent characteristics of two disruptive technological products that were rejected by the early majority of consumers versus other two disruptive technological products that were largely accepted. The results show that compatibility with the customer’s lifestyle constitutes the most prominent factor that raises barriers to adoption. 

 

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