Avaliação das Estratégias da Qualidade de um Grupo de Hospitais Privados

• Angela Zerbielli

Orientador:

2019

A qualidade em saúde pode ser definida como o grau em que os serviços aumentam a probabilidade de resultados de saúde desejados para indivíduos e populações consistentes com o conhecimento atual segundo o Instituto de Medicina dos Estados Unidos. Porém a avaliação das estratégias utilizadas por instituições de saúde para avaliar esses resultados constitui grande desafio devido à complexidade e especificidade destas organizações. O presente trabalho buscou identificar as dimensões necessárias para a avaliação das estratégias da qualidade por meio da revisão de instrumentos acessíveis utilizados em outros países ou setores, tais como diretrizes de prêmios da qualidade, manuais de acreditações em saúde e políticas de saúde. A partir da revisão criou-se um instrumento que foi aplicado em 5 hospitais pertencentes a uma rede de hospitais privados do Brasil, o que foi considerado um piloto para posterior aplicação nos demais hospitais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os principais desafios encontrados na pesquisa foram o desenvolvimento de um instrumento que consiga avaliar as estratégias da qualidade aplicadas de maneira sistêmica contemplando aspectos relevantes e a obtenção de respostas que descrevam a realidade das instituições sem o viés de interpretação do respondente.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor