Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Sustentabilidade
Autor(es):
- Pamela Dietrich Ribeiro Unterberger
Orientador:
Ano:
O alinhamento do investimento social ao negócio é um fenômeno observado no Brasil há mais de uma década, motivado especialmente por mudanças no cenário econômico mundial e pelo movimento global de responsabilidade social, que aumentaram as pressões internas e externas para que o investimento social mostrasse seu valor para o negócio. Movimento semelhante aconteceu em outros países, dando origem à filantropia estratégica, um conceito bastante explorado na literatura acadêmica, em especial na norte americana. Dada a importância desse fenômeno para o investimento social empresarial no Brasil, esse estudo se propôs a entender de que forma o caso brasileiro de alinhamento do investimento social ao negócio encontra sustentação no conceito de filantropia estratégica encontrado na literatura. De forma mais específica, buscou-se entender como evoluiu o alinhamento dos investimentos sociais ao negócio nos últimos cinco anos, de que forma o conceito de filantropia estratégico é entendido no Brasil, se o caso brasileiro de alinhamento dos investimentos sociais ao negócio caminha na direção da filantropia estratégica e quais as semelhanças e diferenças encontradas entre o alinhamento ao negócio e a filantropia estratégica. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa e exploratória de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de 11 entrevistas semiestruturadas com especialistas e gestores de investimento social e de análise documental. Os resultados da pesquisa mostram que o movimento de alinhamento dos investimentos sociais ao negócio está se consolidando no Brasil e caminhando cada vez mais para modelos que se aproximam do conceito de filantropia estratégica encontrado na literatura; que há indícios de uma relação entre a forma da gestão do investimento social pensar o alinhamento ao negócio e o modelo de alinhamento adotado, se mais ou menos próximo do conceito de filantropia estratégica encontrado na literatura; que os entrevistados entendem a filantropia estratégica como um quase sinônimo de investimento social privado e que esse entendimento se aproxima do conceito de filantropia estratégica encontrado na literatura quando o investimento social é estratégico na sua forma e intenção; e que o alinhamento ao negócio é associado pelos entrevistados ao conceito de filantropia estratégica encontrado na literatura no contexto do investimento social empresarial.