USO DE FONTES FORTES E FRACAS NA COMPRA DE VEÍCULOS: UMA INVESTIGAÇÃO DO EFEITO DE FATORES SOCIAIS E SUBJETIVOS

Lara Melo Assunção - Orientador: Prof. Francisco Aranha

2004

[INTRODUÇÃO] DUHAN et al. (1997) propuseram um modelo de nove caminhos causais para a intensidade de uso de fontes fortes e fracas na etapa de coleta de informações do processo de compra. PIRES e MARCHETTI (2000) aplicaram o modelo de DUHAN et al. na análise dos fatores que influenciam a escolha de informações na compra de automóveis novos. Mais recentemente, PONCHIO et al. (2003) retomam esse estudo por meio de um experimento implementado por computador e disponibilizado pela Internet em que se simula a escolha de automóveis novos. Tomados em conjunto, os três estudos citados indicam fragilidades nas relações entre "conhecimento prévio" e "variáveis de ligação". O presente estudo incorpora um estudo maior que procura aperfeiçoar o estudo de PONCHIO et al. (2003) por meio do desenvolvimento do experimento e da coleta de dados dentro do contexto de uma rede social e da utilização de taxonomia adequada de grupos de fontes fortes e fracas. [METODOLOGIA] O presente estudo possui natureza exploratória e foi realizado por meio de levantamento bibliográfico complementado por 3 entrevistas em grupos focais, realizadas na Franceschini Análises de Mercado, uma consultoria sediada em São Paulo que há mais de 10 anos atua em pesquisas de mercado. [RESULTADOS] A observação dos grupos de foco evidenciou que as fontes de informação mais utilizadas pelos consumidores na compra de automóveis novos são fontes fracas de informações, não importando que seja a compra de carro popular, médio ou médio/luxo. Evidenciou-se, no entanto, que mulheres e homens utilizam predominantemente diferentes tipos de fontes de informação. As mulheres dão maior importância a fontes fortes de informações enquanto que os homens privilegiam as fontes fracas de informações. Como resultado, também se observou entre os grupos diferenças nos veículos de mídias utilizadas para a busca de informação. A partir desse fato propusemos uma categorização das fontes de informação de acordo com a mídia utilizada. [CONCLUSÃO] Os resultados mostrados neste estudo merecem algumas considerações. As hipóteses a cerca do comportamento do consumidor e da busca de informações que foram apresentadas nesse relatório devem ser analisadas com muito cuidado, pois as amostras estudadas não são representativas, e os resultados que aqui foram explorados não permitem generalizações para outros grupos. Esse estudo evidenciou, no entanto, que a realização de grupos de foco em pesquisas qualitativas de caráter exploratório é um dos métodos mais indicados pela quantidade de informações que podem ser obtidas, além da forma espontânea que tais informações surgem durante as discussões. Vale lembrarmos que a utilização de grupos de foco possibilita atender a uma das expectativas mais elementares dos seres humanos (e consumidores): ser ouvidos.

IMQ