UM ESTUDO SOBRE A CORRELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO FAMILIAR E A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Autor(es): 

Gabriela Akina Umada - Orientador: Prof. Gilberto Sarfati

Ano: 

2015

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O empreendedorismo empresarial é a maneira como os seres humanos descobrem, desenvolvem e exploram oportunidades lucrativas. Sabe-se que tal atividade empreendedora revela-se crucial para o crescimento econômico e social de diversos países e regiões, assim sendo, o presente projeto de iniciação científica objetiva analisar as correlações entre o comportamento empreendedor e a educação dos pais, esta também chamada de educação informal. Em outras palavras, esta pesquisa visa compreender como as figuras paternas e materna influenciam na formação das características pessoais do filho e, consequentemente, no sucesso ou fracasso de seu empreendimento. Foram estudadas como características pessoais do empreendedor: a (1) inovação e criatividade, a (2) propensão em assumir riscos, o (3) locus de controle interno ou autocontrole, a (4) auto eficácia ou autoconfiança, a (5) pró-atividade, a (6) tolerância para ambiguidade e a (7) habilidade política. Já os itens explorados na educação familiar foram a “consulta e explicação”, a “independência e decisões próprias”, o “brincar e jogar” e os “vínculos familiares: presença e apoio emocional”. [METODOLOGIA] Metodologicamente, as etapas da pesquisa foram: revisão da bibliografia sobre o comportamento empreendedor e sobre a educação familiar, pesquisa de campo (coleta de dados), análise dos dados e redação. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa dado que o intuito das reuniões com os empreendedores não era coletar índices estatísticos. As entrevistas foram realizadas, pessoalmente e individualmente, a partir de um questionário semiestruturado com oito empreendedores (23 a 27 anos). As conversas tiveram uma duração média de 45 minutos, sendo estas gravadas e transcritas posteriormente. Por fim, para a seleção da amostra utilizou-se a técnica snowball sampling, onde os entrevistados iniciais indicam novos entrevistados e, assim, sucessivamente. [RESULTADOS] Em suma, a maioria dos participantes cresceu em um ambiente familiar favorável a formação de características pessoais determinantes para o comportamento empreendedor. Quanto aos itens “consulta e explicação”, “independência e decisões próprias” e “brincar e jogar”, 5 dos 8 respondentes (62,5%) afirmou que os familiares lhes davam voz dentro do ambiente de convívio, lhes permitiam ser independentes e tomar decisões por conta própria e realizavam brincadeiras e/ou jogos de forma conjunta a eles, respectivamente. Por outro lado, as perguntas referentes à “presença” e ao “apoio familiar” obtiveram respostas positivas em sua totalidade, demonstrando que estes são os fatores de maior relevância para o comportamento empreendedor. Em complemento, sabe-se que os vínculos familiares fornecem confiança, motivação, determinação, habilidade para se comunicar com terceiros e segurança psicológica, afetiva e intelectual para os empreendedores. [CONCLUSĀO] Conclui-se que o relacionamento dos pais com o filho no período da infância e da adolescência deste é fundamental para a formação de suas características pessoais, uma vez que a família é responsável pela transmissão de conhecimentos, hábitos e valores para as crianças. O artigo contribui para a literatura e para a prática do empreendedorismo e dos novos negócios, além de fornecer um quadro inicial sobre as relações do comportamento empreendedor e da educação familiar, viabilizando uma base teórica para futuras pesquisas (exemplos: pesquisa quantitativa ou comparativa).

Departamento: 

ADM

Anexos: