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[INTRODUÇÃO] O trabalho realizado teve como objetivo o estudo das companhias comerciais exportadoras mais conhecidas no Brasil como trading companies. Este estudo buscou através de pesquisas aos números relativos à exportações no Brasil provar a viabilidade destas primeiramente no que diz respeito aos volumes de exportações e importações. Buscou-se também através de pesquisa bibliográfica estudar o conceito de uma trading company e como ela basicamente funciona, além de todas as suas peculiaridades brasileiras. [METODOLOGIA] A metodologia aplicada ao estudo do tema baseou-se na bibliografia existente contendo informações a respeito dos números brasileiros de exportações e importações e sobre o funcionamento de empresas trading no Brasil e no mundo. [RESULTADOS] Esta pesquisa foi realizada tendo como principal premissa a confirmação da hipótese proposta inicialmente: a de que as trading companies surgiram como uma resposta à necessidade de terceirização do setor junto às empresas de médio e grande porte. Entrevistas com alguns profissionais da principal trading company brasileira e uma das primeiras a se constituir como tal, Cotia Trading S/A comprovaram tal hipótese c ilustraram o desenvolvimento ocorrido no setor das tradings desde que estas surgiram no Brasil, passando de um tipo de pequena empresa que geralmente surgia com a função de dar suporte a grandes grupos industriais e financeiros passando a ser um tipo de empresa com vida própria e médio ou grande porte que atua na terceirização de todos os tipos de serviço que englobam atividades de exportação e importação. [CONCLUSÃO] Este trabalho mostrou ser a trading company brasileira uma das mais lucrativas e este um dos setores que mais cresceram no Brasil nos últimos anos dado ao grande aumento da participação brasileira no mercado internacional. No entanto mostrou que só aquelas que surgiram com o objetivo de prover serviços terceirizados nesta área sobreviveram, tendo desaparecido todas as outras que normalmente estavam calcadas no apoio de ~ atividades aduaneiras de um grupo específico de empresas normalmente pertencentes a mesma holding.