A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO NO TURISMO COMO FORMA DE DIFERENCIAÇÃO E VANTAGEM COMPETITIVA

Autor(es): 

Rodrigo Sugayama - Orientadora: Profª Marília Gomes dos Reis Ansarah

Ano: 

2000

[INTRODUÇÃO] No Brasil, segundo dados da Organização Mundial do Turismo e do World Travel and Tourism Council (WTTC) relativos ao ano de 1997, o Turismo gera um movimento financeiro, direta ou indiretamente, que totaliza mais de US$ 40 bilhões. Em termos de empregos, um em cada dez trabalhadores está vinculado ao setor turístico. O Brasil vem se destacando como pólo turístico cada vez mais atrativo, apresentando um significativo fluxo emissivo internacional e moderado fluxo receptivo. Além disso, há um fluxo doméstico que movimenta mais de 25 milhões de passageiros aéreos e outros milhões em outras formas de transporte. Há uma grande expectativa de crescimento para o setor turístico no Brasil, o que justifica os investimentos das empresas de hotelaria, das transportadoras, das operadoras e agências de viagem, dos restaurantes e de outros vários componentes de setores público e privado. Assim, o turismo receptivo representa uma importante atividade econômica, pois, além de gerar empregos diretos e indiretos, viabiliza a entrada de divisas de moedas estrangeiras. [METODOLOGIA] Dada a importância econômica do turismo, foi realizado um estudo sobre as principais variáveis utilizadas para segmentação de mercado e os principais segmentos existentes. Dando maior ênfase ao Turismo de Negócios para executivos, foi realizada uma pesquisa quantitativa sobre o perfil socioeconômico deste tipo de turista. Desta forma, o trabalho apresenta dados de origem secundária, obtidos em livros e periódicos, e de origem primária, obtidos através de entrevistas. Para isso, foi selecionada uma amostra intencional de 30 entrevistas, junto a diretores e gerentes de grandes empresas no período de 19 a 26 de maio. [RESULTADOS] Os resultados obtidos foram de grande importância, dentro da proposta inicial do trabalho. Foram estudadas, dessa forma, as principais variáveis para a segmentação do mercado turístico, bem como a definição deste, definição de turismo, importância econômica do turismo, definição de Turismo de Negócios e identificação do maior pólo de turismo de negócios do pais. O resultado da pesquisa de campo avalia as principais características do turista de negócios, analisando as suas principais necessidades quando viaja para realizar negócios, bem como a periodicidade com que este se desloca para outras cidades por motivos profissionais. Os resultados também demonstram que, de forma geral, todos os "turistas de negócios" são reembolsados, ou seja, a empresa em que trabalha é responsável pelo pagamento dos gastos. Além disso, a maioria dos executivos entrevistada fica hospedada em hotéis escolhidos pela agência de viagem interna de sua empresa, que costumam estabelecer convênios com hotéis e empresas aéreas. [CONCLUSÃO] Diante dos resultados obtidos, pode-se concluir que a segmentação de mercado é indispensável para que uma empresa adote um correto posicionamento, obtendo, dessa forma, uma diferenciação do seu produto. Por outro lado, como foi estudado anteriormente, o mercado turístico apresenta uma competição imperfeita, pois, muito raramente, dois hotéis disponibilizarão os mesmos serviços e localização. Assim, empresas que oferecerem serviços que atendam melhor o seu mercado-alvo obterão uma vantagem considerável frente aos seus concorrentes. No caso do turismo de negócios, a demanda pelos serviços, na maioria dos casos tende a ser inelástica, pois quem usufrui dos serviços não é a mesma pessoa que paga por este. Assim, empresas turísticas que ofereçam maior comodidade aos seus clientes, obterão maior demanda em relação aos concorrentes.

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