POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PRÉSTIMO CIVIL DA TECNOLOGIA DE ORIGEM MILITAR: O CASO BRASILEIRO

Autor(es): 

Felipe Soares - Orientador: Prof. Marcos Fernandes Gonçalves da Silva

Ano: 

2019

[INTRODUÇÃO] A fim de debater os processos de aproveitamento civil de tecnologia com origem militar no Brasil, essa pesquisa apresenta um estudo de caso acerca de transferência tecnológica entre Itália e Brasil no programa do avião modelo Aeronáutica Militar X (AMX) e seu aproveitamento civil para inovação tecnológica na indústria aeronáutica brasileira, identificando stakeholders fundamentais para esse processo e atuação estatal no incentivo e fomento à inovação e desenvolvimento tecnológico no país. Para que exista aproveitamento real de inovação e transferência de tecnologia, é preciso um ambiente composto por empresas que criem, desenvolvam e produzam uma série de componentes de valor estratégico, amparadas pelo Ministério da Defesa e organizações da sociedade civil focadas neste segmento. Não obstante, existe também a necessidade de haver uso social desta tecnologia, no que diz respeito a busca por sua utilização no mercado civil, tendo em vista a procura pela melhora da qualidade de vida da população beneficiada pela tecnologia de forma direta ou indireta. [METODOLOGIA] Para a realização deste estudo, foi utilizada a metodologia de análise documental em um trabalho de natureza qualitativa, possuindo objetivo descritivo e com enfoque holístico, cuja função é a análise da relevância do uso políticas públicas para préstimo civil da tecnologia dual absorvida pela Embraer por meio do Programa AMX e sua importância para concepção de aeronaves civis, através de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados, basearam-se na análise de publicações e artigos científicos, notícias em portais de notícia e mídia especializada na área de defesa e no segmento aeronáutico e informações e documentos coletados no portal da Embraer, com enfoque especial no seu Centro Histórico e nos relatórios econômicos de 20 anos, disponíveis em seu portal de relação com investidores. Não obstante, a pesquisa também realizou entrevista semiestruturada com o Coronel Ozires Silva, cofundador e ex-presidente da Embraer, e com o Prof. Dr. Glauco Arbix, especialista da área de inovação. [Resultados] Após as análises realizadas percebeu-se como a indústria aeronáutica brasileira esteve intimamente ligada ao governo, sobretudo, por meio de seus incentivos. Esses incentivos ocorreram através da aquisição, para produção local, de aeronaves desenvolvidas em outros países, além do envio de pessoal técnico para estudo e capacitação em países europeus e anglo-saxões, tendo em vista a necessidade de posteriormente construir aqui, centros de excelência. Nesse sentido, a controversa importância do investimento em aeronaves com enfoque militar, relaciona-se com a necessidade de haver uso social desta tecnologia, no que diz respeito a busca por sua utilização no mercado civil, tendo em vista a procura pela melhora da qualidade de vida da população beneficiada por essa tecnologia de forma direta ou indireta, tendo em vista que essa inovação tecnológica torna a cadeia produtiva mais lucrativa e rentável, levando ao descobrimento de novos espaços de participação, essenciais para manterem-se internacionalmente competitivas. Sem a estreita relação com seus governos e a necessidade de exportar os aviões produzidos, as indústrias aeronáuticas do mundo não seriam capazes de sobreviver para atender apenas seus mercados domésticos. [CONCLUSÃO] É possível concluir que a Embraer conseguiu promover préstimo civil de tecnologia militar, através uso dual e inovação tecnológica oriundas do programa militar AMX, tendo em vista que este programa apresentou profunda relevância para a inovação tecnológica no setor aeronáutico brasileiro. Essa percepção advém de sua utilização como base de acesso a novas tecnologias que transbordadas para o segmento civil, possibilitaram que ao menos neste segmento, as aeronaves obtivessem profundo sucesso de vendas, através da família ERJ-145.

Departamento: 

PAE

Anexos: