“PERFIL DO ESTÁGIO IDEAL X ESTÁGIOS OFERECIDOS”

Giuliano Milan Pereira Santos - Orientador: Prof. Robert Nicol

1997

[INTRODUÇÃO] O progresso e desenvolvimento da sociedade, sob todos os aspectos, depende da disponibilidade de talentos que os impulsionem. O estágio tem uma participação essencial nesse processo, uma vez que contribui tanto para o aperfeiçoamento profissional dos estudantes como, para a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Apesar de peça chave no aprendizado dos alunos de administração de empresas da Fundação Getúlio Vagas, o estágio, muitas vezes, gera insatisfação tanto por parte dos alunos quanto das empresas. Dessa forma, essa pesquisa levantou dados com alunos e empresas, comparando o perfil do estágio ideal segundo opinião dos alunos e o perfil genérico dos estágios oferecidos por algumas das grandes empresas que consideram a FGV uma excelente fonte de recursos humanos. [METODOLOGIA] Foram entrevistados 100 alunos do CGAE durante o 2° Sem/96 que estavam cursando do 4° Semestre em diante. Essas entrevistas levantaram as características do perfil do estágio ideal para os estudantes. Paralelamente, foram levantados, também, dados em organizações que consideram a FGV uma ótima fonte de recursos humanos. Isso foi feito através de um questionário contendo variáveis semelhantes às utilizadas no questionário para os alunos. [RESULTADOS] Dentre os resultados pode-se ressaltar que a grande maioria dos alunos (73%) consideram como objetivos de um estágio o melhor conhecimento da profissão e oportunidade de aplicar na prática a teoria aprendida na sala. Constatou-se também que a quase, totalidade dos alunos (89%) gostariam de receber salários presentes em faixas salariais superiores a R$ 450,00/mês. Ao mesmo tempo 63% afirmou que gostaria que o estágio proporcionasse o beneficio “Bolsas para estudo de outras línguas”. A maioria das empresas, 7 das 9 empresas entrevistadas, considera que seus estágios proporcionam aos estudantes a oportunidade principal de conhecer melhor a empresa com a perspectiva de efetivação posterior. Praticamente apenas 1 das empresas fornece o beneficio “Bolsas de Línguas” para seus estagiários. A média salarial paga pelas empresas aos seus estagiários se encontra em faixa inferior a faixa considerada ideal pelos alunos. [CONCLUSÃO] Pode-se concluir que há uma falta de compatibilidade entre o perfil dos estágios oferecidos pelas empresas e perfil do estágio ideal por parte dos alunos do CGAE da FGV. Essa falta de compatibilidade é observada principalmente em pontos como: objetivos diferentes, salários inferiores aos desejados pelos alunos, falta de possibilidade de estágios rotativos, falta do beneficio “Bolsa de Línguas”, processos seletivos com duração superior a desejada tornando-os desgastantes para os alunos e descompatibilidade em características pessoais mais importantes para as empresas e para os alunos. Esse fato abre a oportunidade de um maior aprofundamento futuro visando pesquisar formas de levar a uma congruência de objetivos entre estagiários e empresas aumentando satisfação de ambos os lados.

PAE