PERCEPÇÃO DOS EXECUTIVOS DE OPERAÇÕES SOBRE OS FATORES QUE FAVORECEM A TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS OPERACIONAIS ENTRE UNIDADES FABRIS

Autor(es): 

Daniel de Souza Araújo - Orientadora: Profª Cristiane Biazzin Villar

Ano: 

2015

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] A proposição que orienta este estudo é de que a disseminação de competências operacionais em uma rede de manufatura influencia e pode ser influenciada pela rede de manufatura. Nesse sentido, a pergunta de pesquisa que direcionará este trabalho será: “Como as competências operacionais se disseminam em redes de manufatura?”. [METODOLOGIA] O projeto será construído a partir de pesquisa qualitativo-exploratória, e foi estruturado em três etapas, sendo a primeira a de entrevistas com executivos de operações para verificar qual a percepção deles sobre como se processa a disseminação de competências operacionais na indústria. Logo após, será realizada tabulação dos resultados obtidos nas entrevistas, de forma a se saber quais são os fatores mais citados pelos entrevistados como decisivos para a disseminação de competências operacionais. Por fim, a partir dos dados tabulados, será realizada comparação entre a teoria pesquisada e os resultados obtidos na prática. [RESULTADOS]. Ao analisar em maior profundidade os fatores que mais se destacaram nas entrevistas como determinantes à disseminação de competências operacionais, constatou-se que os preponderantes são: Distância geográfica, mencionada sete vezes por quatro dos cinco entrevistados; Treinamento e carreira dos profissionais, mencionada seis vezes por quatro respondentes. [CONCLUSÃO]. Por mais que a dispersão geográfica entre as unidades da empresa possa representar certa dificuldade para alguns dos profissionais de operações entrevistados, a maioria dos respondentes não enxerga isso como empecilho para o sucesso de seu trabalho. É comum entre os executivos o uso de tecnologias de comunicação e transmissão de dados (Skype, e-mail, entre outros) para “encurtar” distâncias. Quanto ao fator Treinamento e carreira dos profissionais, é comum entre os executivos a preocupação de não haver plano de carreira estabelecido em suas companhias. Isso é preocupante, pois, segundo eles, serviria para reter funcionários e lhes dar “ânimo” para desempenhar melhor suas atividades. Outro aspecto citado a respeito deste fator é a necessidade constante de se fornecer treinamento aos colaboradores, para suprir necessidades de conhecimentos técnicos necessários ao bom desempenho de tarefas.

Departamento: 

POI

Anexos: