OS 50 ANOS DA PESQUISA ORIGEM E DESTINO: MUDANÇAS METODOLÓGICAS E SEUS EFEITOS

André Kessel Akerman - Orientador: Prof. Eduardo de Rezende Francisco

2019

[INTRODUÇÃO] Em 2017 a Pesquisa Origem e Destino (OD) da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) completou 50 anos de existência. Realizada a cada dez anos, o estudo elaborado é um ponto importante no que se refere ao planejamento de transportes da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), acompanhando seu crescimento populacional e o uso de transportes. O presente trabalho analisa comparativamente as cinco edições publicadas, verificando mudanças e atualizações ocorridas, com foco na metodologia da pesquisa, e identifica possíveis mudanças e inovações para as futuras edições com base em experiências existentes. Em um contexto de discussões sobre mudanças metodológicas em pesquisas como o Censo, é proveitoso analisar e ponderar perdas e ganhos destas alterações, sejam elas complementares ou substitutas. [METODOLOGIA] Para verificar a evolução da Pesquisa OD, foi realizada uma pesquisa descritiva e análise documental. Foram utilizados os cinco relatórios da Pesquisa OD, disponíveis na Biblioteca Metrô Neli Siqueira e no Portal da Transparência do Metrô, literatura referente ao tema, apresentação institucional da OD 2017 e entrevista com a equipe do Departamento de Estudos Urbanos e Planejamento de Transporte, responsável pela coordenação da Pesquisa OD. Foi realizada também uma pesquisa histórica sobre a trajetória dos planos para o Metrô, até o Estudo de Viabilidade (OD 1967) aprovado. Para a etapa de perspectivas futuras, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em casos de implementação de instrumentos de big data analytics para o acompanhamento ou planejamento de transportes. [RESULTADOS] Através da análise comparada entre os relatórios e das demais informações colhidas, verificou-se a manutenção da metodologia, bem como e a implementação de mudanças referentes ao planejamento amostral, à inclusão de modais (deslocamento a pé e transporte por aplicativo) e outras mudanças nos relatórios, como o formato apresentado. Também se verificou a existência de diferentes aplicações da Pesquisa OD para além da análise e planejamento pelo Metrô, como em políticas públicas e estudos acadêmicos. No que se refere às perspectivas futuras da Pesquisa OD, foi possível elencar casos existentes do uso de big data analytics para a realização de pesquisas mais rápidas e pontuais, em contextos nacionais e internacionais. A incompatibilidade das metodologias dos usos de big data analisados para substituir a Pesquisa Domiciliar vigente se colocou como uma discussão relevante para a OD, ao mesmo tempo em que se estuda a incorporação dessa tecnologia para complementar a Pesquisa. [CONCLUSÃO] É possível concluir que, se por um lado a metodologia da etapa domiciliar da Pesquisa OD se manteve a mesma nos últimos cinquenta anos, realizaram-se mudanças relevantes, como no plano amostral. Ao mesmo tempo, não se descartam ferramentas que permitam o aprimoramento da OD, mesmo que ainda em gestação. Assim, a Pesquisa OD se mostrou relevante e em sincronia com as tendências metodológicas atuais, permitindo o acompanhamento contínuo destas.

TDS