O PAPEL DO CARTÃO DE CRÉDITO NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS (ETAPA QUALITATIVA)

Marcelo Augusto Falciano - Orientadora: Profª Tania Modesto Veludo de Oliveira

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O presente projeto teve por objetivo investigar a relação entre o uso do cartão de crédito e o comportamento de compra dos jovens universitários entre 17 a 25 anos, pertencentes à classe A e B, residentes na cidade de São Paulo. O estudo também buscou avaliar se as características e facilidades do cartão de crédito influenciam a compra compulsiva no respectivo público-alvo. O projeto envolveu duas etapas de pesquisa, uma qualitativa e outra quantitativa. Este relatório refere-se especificamente à etapa qualitativa da pesquisa. [METODOLOGIA] Dois grupos de foco foram conduzidos no segundo semestre de 2011, seguindo-se um roteiro pré-elaborado de questões. As entrevistas foram gravadas, transcritas e os depoimentos foram analisados e agrupados por similaridade temática. Os resultados da parte qualitativa foram comparados com os resultados da parte quantitativa e com a literatura. [RESULTADOS] Os jovens relataram utilizar o cartão de crédito principalmente para compras via Internet e compras de alto valor e admitiram ter menos controle e cautela em compras realizadas com cartão de crédito, às vezes gastando mais do que podem pagar. Os entrevistados disseram que não costumam realizar planejamento financeiro em sua rotina de gastos, e quando o fazem, acabam não o seguindo. No geral, os jovens não demonstraram preocupação em refletir sobre seus hábitos de compra anteriores para evitar desequilíbrio financeiro. [CONCLUSÃO] A pesquisa qualitativa reforçou que é preciso auxiliar e instruir os jovens sobre o uso consciente do cartão de crédito e sobre o gerenciamento de suas finanças pessoais. O endividamento e a educação financeira são temas relacionados ao uso do cartão de crédito e compra compulsiva. O estudo sugere ações nos âmbitos do Primeiro, Segundo e Terceiro Setores para auxiliar os jovens e suas respectivas famílias a gerenciar melhor seus gastos.

MCD