O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO UM FATOR CHAVE DE SUCESSO NO MERCADO DE SEGUROS

Paulo Eduardo Saliby - Orientadora: Profª Áurea H. P. Ribeiro

1997

[INTRODUÇÃO] Uma nova era competitiva vem se constituindo rapidamente no setor empresarial, esta, nova era é marcada, principalmente, por uma crescente diversidade de produtos e serviços ofertados e por uma crescente concorrência global. Dentro desse novo ambiente, os consumidores estão se tornando cada vez .mais exigentes, querendo cada vez mais qualidade. Dentro desse novo contexto empresarial, o marketing de relacionamento desponta como uma provável solução para as organizações aumentarem a sua competitividade e prosperarem. O marketing de relacionamento baseia-se no conhecimento, na integração e na interação: a empresa deve conhecer muito bem seus clientes e o ambiente competitivo como um todo, esse conhecimento deve ser integrado a todas as áreas da organização, para que esta possa interagir da melhor maneira possível com seus clientes e com o ambiente. Atuando baseada neste tripé, a empresa pode obter o output necessário para a prosperidade: a satisfação e a lealdade dos clientes. O mercado segurador foi escolhido como alvo da pesquisa principalmente por três motivos: (I) o seguro é caracterizado como um serviço de prestação prolongada, que permite um alto grau de interação empresa-cliente; (2) um cliente pode mudar facilmente de empresa seguradora e (3) o mercado segurador brasileiro é um mercado em crescimento e de enorme potencial. O objetivo desta pesquisa foi, portanto, de verificar a importância do marketing de relacionamento para se obter êxito no mercado segurador. [METODOLOGIA ] Dentro do, universo das maiores seguradoras do mercado brasileiro presentes no ranking do Balanço Anual 96-97 da Gazeta Mercantil, foram pesquisadas, por conveniência, as que dispunham de site na Internet, totalizando 3 empresas. Para que fosse possível a realização de uma comparação precisa entre as seguradoras, foi determinado um produto único para ser avaliado: o seguro de automóvel, que é o mais difundido e vendido no Brasil. E para medir o grau em que cada seguradora busca agregar valor aos clientes, e por conseqüência conquistar a satisfação e a lealdade destes, foi usado o nível de diferenciação de serviços oferecidos, que consistiu em tabular detalhadamente todos os serviços, oferecidos por seguradora e atribuir pesos para cada serviço de acordo com o número de ocorrências deste, dessa forma um serviço que fosse oferecido por todas as seguradoras recebeu peso “zero” e um serviço oferecido por apenas uma seguradora recebeu peso máximo, e os casos intermediários receberam peso através, da subtração do número total de seguradoras pesquisadas pelo número de empresas que oferecem o serviço; após feito isso, somou-se para cada seguradora o peso dos serviços oferecidos. Com o uso desta metodologia, surgiram dois fatores limitantes da amostra pesquisada: ( I) as seguradoras a serem pesquisadas devem ser ofertadoras do produto seguro de automóvel e (2) os serviços oferecidos dentro do produto seguro de automóvel devem estar disponíveis na Internet com um alto nível de detalhe, devido a estes dois fatores o tamanho da amostra a ser pesquisada declinou para o número de 10 seguradoras. Para verificar a importância do marketing de relacionamento para o sucesso no mercado segurador, calculou-se o coeficiente de correlação entre a variável “nível de diferenciação de serviços oferecidos” e a variável “prêmios brutos de 1995”. [RESULTADOS] Após a tabulação dos dados, chegou-se a um coeficiente de correlação de “0,53”. O coeficiente obtido indica que há uma correlação positiva entre o nível de diferenciação de serviços oferecidos e o valor de prêmios brutos arrecadados pelas empresas em 1995, e, considerando-se que o coeficiente de correlação pode variar entre “-1” e “+1”, o valor apurado indica que há uma correlação relevante entre as variáveis em questão. [CONCLUSÃO] Portanto, verificou-se que quanto mais a seguradora se empenhou em agregar valor aos seus clientes, oferecendo serviços diferenciados, mais sucesso ela obteve. E oferecer serviços diferenciados significa criar condições propícias para o estabelecimento de um relacionamento duradouro com estes. Vale a pena ressaltar que tão importante quanto oferecer serviços diferenciados, que poderÍamos chamar de fazer promessas, é primar na prestação desses serviços, o que poderíamos chamar de cumprir com qualidade as promessas feitas.

MCD