INTERNET BANKING - NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO- ESTUDO DE CASOS DE ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS

Christina Larroudé de Paula Leite - Orientador: Prof. Carlos Osmar Bertero

2000

[INTRODUÇÃO] Atualmente estamos vivenciando uma época de grandes mudanças. Estilos de vida, valores e principalmente tecnologias mudam com uma velocidade jamais vista anteriormente. Além disso, com o advento da globalização, há uma competição cada vez mais acirrada pelos mercados e somente as empresas que forem ágeis e que tiverem uma grande capacidade de se adaptar rapidamente a novas situações sobreviverão. Por outro lado, há uma forte crença que o futuro das relações comerciais tornar-se-á virtual e não físico. A atuação via Internet tem sido identificada como uma grande oportunidade de negócios e um componente essencial na estratégia das empresas. Através deste meio, com relativamente baixos investimentos e uma boa estrutura logística, pode-se constituir uma empresa e oferecer produtos e serviços em nível global, atingindo um público muitas vezes superior do que se obteria com um estabelecimento físico. Por lidarem com grandes valores financeiros, os Bancos tem um padrão de investimento muito elevado em tecnologia, e atualmente experimenta-se um verdadeiro "boom" de oferta de serviços via internet. Dado esse forte crescimento, a análise da Internet como componente estratégico e gerador de vantagem competitiva no setor bancário passa a ter grande relevância. [METODOLOGIA]A metodologia adotada consistiu de uma parte teórica (levantamento bibliográfico) e uma parte prática (estudo de caso). Dada a enorme evolução que o Internet Banking sofreu durante o último ano, foi necessária a constante atualização do estudo. As informações coletadas foram devidamente organizadas, selecionadas de acordo com a relevância para a pesquisa e depois sintetizadas sendo estruturadas sob a forma de um relatório parcial. Após o relatório parcial, foram revisados os resultados obtidos até aquele momento, com o intuito de verificar se a pesquisa estava sendo corretamente direcionada para os objetivos estabelecidos na proposta. Por se tratar de um momento estratégico para as instituições financeiras, foi impossível contactar diretamente as instituições propostas inicialmente. A análise das estratégias adotadas foi baseado na comparação de seus sites na internet, utilizando critérios como: serviços ofercidos, facilidade de navegação e a fase de desenvolvimento em que se encontram. [RESULTADOS] O mercado de internet banking no Brasil encontra-se em plena expansão, constituindo-se de uma preciosa oportunidade de negócios, principalmente quando leva-se em conta o perfil do internauta brasileiro que normalmente pertence às classes mais abastadas e é bem colocados profissionalmente. Além disso, em um ambiente cada vez mais competitivo e globalizado em que as instituições financeiras estão trabalhando com margens reduzidas de lucro, o Internet Banking aparece como uma boa opção uma vez que é capaz de reduzir a 10% os custos operacionais. Por outro lado oferece ao cliente a comodidade de estar acessível 24 horas por dia, e de qualquer lugar do mundo. No entanto o que pudemos observar é que apesar da grande evolução que o setor tem passado, a maior parte das instituições financeiras brasileiras ainda tem um vasto campo de oportunidades a explorar. [CONCLUSÃO] Num ambiente cada vez mais competitivo, os bancos têm investido pesado no desenvolvimento de novos serviços via internet. E o que no início era um diferencial, em pouco tempo já passou a ser commodity. O fator chave do sucesso é estar sempre oferecendo serviços diferenciados, inovando e agregando valor ao mix de produtos e serviços oferecidos. E por isso a internet é uma poderosíssima ferramenta. Ela permite, através de um sistema de tracking, acompanhar as transações e o tipo de comportamento de cada cliente. Essa informação é armazenada, criando um banco de dados sobre os seus clientes, seus hábitos, seus perfis. E com base nessa informação, o banco tem oportunidade de desenvolver estratégias de marketing específicas, criando um relacionamento com o cliente, e com isso conseguindo fidelizá-lo.

ADM