A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA PRESERVAÇÃO DO EMPREGO E DA RENDA DURANTE A PANDEMIA COVID 19

Gabriel Raposo de Pinho - Orientadores: Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho e Paulo Marzionna

2021

[INTRODUÇÃO] No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus. A partir desse marco, o mundo inteiro parou. Ficou evidente o quanto nós humanos somos frágeis e o quão importante é para um país ter a capacidade de adaptação frente a um evento catastrófico como este. Face a este terrível cenário que havia se instaurado no Brasil, diversos problemas vieram à tona. O foco desta pesquisa científica foi olhar para um deles: a dificuldade das pessoas, agora isoladas em suas casas, de trabalhar e gerar renda para sustentar a si e a seus familiares. A problemática financeira se tornou um desafio tanto para aqueles que haviam sido demitidos quanto para os que estavam impossibilitados de executar suas responsabilidades profissionais. Se por um lado a linha de frente clínica buscava formas de conter a ascensão da doença, por outro as empresas de tecnologia passaram também a desempenhar um papel substancial. A ideia de criar ou adaptar recursos tecnológicos para atender a nova realidade laboral permitiu que milhares de brasileiros pudessem retomar suas atividades, reestabelendo certa remuneração. Com esta pesquisa, pretende-se estudar as ferramentas tecnológicas que tiveram o impacto mais relevante para com a população brasileira. Este recorte foi fundamental, uma vez que o universo digital é enorme e, como um todo, exerce papel crucial na vida das pessoas. Por isso, delimitou-se a pauta para quatro pilares, entendidos como a base da relação trabalhista para a execução da maior parte dos empregos [METODOLOGIA] O estudo foi guiado completamente por métodos qualitativos. Para isso, através do Google Acadêmico, foi possível coletar a literatura existente sobre o tema. Para sustentar a argumentação, analisou-se as principais medidas provisórias, regulamentos e leis que entraram em vigor na tentativa de auxiliar a população brasileira na retomada do trabalho. Por conseguinte, nomeou-se os campos da tecnologia a serem contemplados a fim de defender a tese escolhida. [RESULTADOS] Para retratar os resultados, foi analisado o impacto das 4 frentes de tecnologia selecionadas: registro de trabalho, controle da carga horária, assinatura de documentos e as tele chamadas. Diante disso, estudou-se as principais empresas e recursos tecnológicos envolvidos, comparando sua atuação no passado com o momento presente de pandemia. Além disso, comprovou-se o impacto. A inovação está deixando de ser um fator “nice to have”, e se tornando um “must have”. Em outras palavras, o futuro promete a “disrupção” de muitos segmentos que ainda estavam engessados em moldes tradicionais.  [CONCLUSÃO] Por fim, foram consolidadas todas as informações absorvidas durante a narrativa e projetou-se uma visão de longo prazo para cada uma das frentes tecnológicas estudadas. A mensagem que fica é a de renovação. O mundo muda o tempo todo. Por isso, a revolução tecnológica deve continuar sendo estudada. Com certeza a chegada da pandemia proporcionou um “grande passo” para acelerar muitas frentes, mas, ainda há muito para acontecer. A tendência é que a tecnologia continue exercendo um papel fundamental na vida de todas as pessoas, especialmente no que diz respeito à sobrevivência financeira.